A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Hemocentro faz coleta no Sesquicentenário

O Hemocentro de João Pessoa continua na próxima quarta-feira, dia 11, o calendário de setembro das coletas externas destinadas a manter em equilíbrio o estoque de sangue. A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, afirmou que as coletas têm continuidade nesta quarta-feira no colégio Sesquicentenário, no Bairro dos Estados (dia 11), Ponto de Cem Reis (dia 18); Lagoa do Parque Solon de Lucena (25); comunidade João Paulo II, entre os conjuntos Ernesto Geisel e Funcionários II e, (26) e no município de Rio Tinto (28). As coletas ocorrem entre 8h e 17h.

 

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira explicou que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque e atender a demanda dos hospitais. Ela faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão às coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou Sandra Sobreira.

 

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do SUS e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de 10 hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um núcleo regional em Campina Grande.

As pessoas interessadas em doar sangue, que precisam tirar dúvidas ou querem marcar uma coleta externa devem ligar para o telefone (083)3218-7698.

  

Condições para ser doador de sangue
 

– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

– Pesar acima de 50 quilos.

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

– Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 

Secom – PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe