A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

INOVAÇÃO: Lacen-PB utiliza biologia molecular para identificar agente causador de meningite em menos de 24h

O Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alcançou um marco significativo na área da saúde pública paraibana, nessa quinta-feira (13),  ao identificar, com precisão, o agente etiológico responsável por um caso de meningite em menos de 24 horas após a coleta da amostra. Isso ocorreu um mês após a implantação da investigação laboratorial das meningites bacterianas por biologia molecular.

Além de permitir a identificação do agente etiológico, ou seja, o causador da doença, a metodologia apresenta maior precisão e rapidez para a liberação de resultados.

Segundo o diretor do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, antes desse processo, as amostras positivas em cultura bacteriana (metodologia convencional) eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para que fosse realizado este tipo de investigação do agente etiológico. “Com apenas um mês, desde a implantação da investigação molecular no Lacen-PB, o número de amostras analisadas já superou o de todo o ano de 2023”, comemorou.

Utilizando técnicas avançadas de biologia molecular, o laboratório não só acelerou o processo de diagnóstico como também aprimorou a precisão dos resultados com a identificação dos agentes causadores dos casos de meningite (Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae), trazendo benefícios imediatos para o tratamento e controle da doença, já que medidas de profilaxia (medidas de prevenção) foram adotadas em tempo hábil entre contatos próximos do paciente.

Ainda de acordo com Bergson, o avanço na utilização da biologia molecular pelo Lacen-PB abre caminhos promissores para a saúde pública na Paraíba, pois a técnica serve para o diagnóstico de outras doenças. “Podemos aplicá-la a uma variedade de outras doenças infecciosas, ampliando a capacidade de resposta a emergências de saúde pública de todo estado da Paraíba”, concluiu.

A precisão e a velocidade proporcionadas pela biologia molecular estão transformando a maneira de enfrentar doenças infecciosas e o Lacen-PB está na vanguarda dessa revolução, garantindo uma resposta rápida e eficaz aos desafios da saúde pública.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe