Categorias: Saúde

Greve dos Correios altera a inscrição de projetos de saúde

PUBLICIDADE

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alterou a forma de inscrição de projetos para a prevenção de HIV/AIDS/Hepatites Virais e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, por conta da greve da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Agora, as inscrições devem ser feitas em envelope lacrado e identificado, conforme previsto em Edital, na sala da Gerência Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais, na sede da SES, na Av. Pedro II, nº 1826, Torre, CEP – 58040-440, João Pessoa, até a próxima sexta-feira (22), às 16h30.

O objetivo é fortalecer as instâncias voltadas a prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas com DST/Aids e Hepatites Virais. Neste sentido, diversas ações serão disparadas ocorrendo diálogos, oficinas, encontros, voltados a prevenção e cuidado com as pessoas que têm HIV e também com as que não têm o vírus.

Dessa vez, o edital contempla os projetos que visam trabalhar também na prevenção contra a tuberculose nas pessoas que têm Aids. “Embora a tuberculose seja uma doença que tem cura, se for adquirida por uma pessoa que tenha Aids, aumenta muito o risco de morte, daí a necessidade de se trabalhar também na prevenção dessa doença”, explicou a gerente operacional das DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena.

O edital contempla as áreas de atuação em prevenção, assistência e desenvolvimento institucional, divididas nas seguintes áreas temáticas: prevenção (promoção de práticas sexuais seguras; comunicação em saúde; promoção dos direitos humanos; advocacy e controle social); Assistência (atenção às pessoas vivendo e/ou convivendo com HIV/ Aids/HV); desenvolvimento institucional (fortalecimento das Organizações não Governamentais para atuação em redes objetivando a ampliação da prevenção as DST/Aids/HV e assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids).

 

Serão contemplados somente projetos direcionados para os seguintes segmentos das populações: pessoas vivendo e/ou convivendo com HIV/Aids/HV; mulheres em situação de maior vulnerabilidade (vítimas de violência, com baixa escolaridade, de baixa renda); População LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis,transexuais e homens que fazem sexo com homens – HSH; profissionais do sexo (masculino e ou feminino); adolescentes e jovens (masculino e ou feminino); idosos (as); comunidades tradicionais; população privada de liberdade; população de rua; populações com problemas de saúde decorrente do uso de crack e outras drogas e pessoas com deficiência (física, cognitiva e intelectual).

Serão selecionados até sete projetos, podendo cada instituição apresentar e ter a aprovação de, no máximo, dois projetos, sendo um deles, obrigatoriamente, voltado para a população LGBT, sob pena de desabilitação, cujo valor por soma de valores para seu financiamento pela SES não seja superior a R$ 21.670,00 por projeto.

 

Cronograma

Submissão de propostas – 22 de setembro de 2017

Divulgação dos resultados – 17 de outubro de 2017

Período para recebimento de recursos – 19 a 20 de outubro de 2017

Análise dos recursos – 23 a 25 de outubro de 2017

Homologação dos resultados – 03 de novembro de 2017

Prazo final para entrega da documentação – 15 de janeiro de 2018

Prazo previsto para início da contratação – 20 de fevereiro de 2018

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024