Categorias: Saúde

Governo prepara Plano de Contingência contra doenças transmitidas por insetos

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou uma oficina sobre Plano de Contingência das Arboviroses 2019/2020 (doenças transmitidas por insetos). A agenda aconteceu nessa quarta (09) e quinta-feira (10) e teve como público alvo municípios que apresentaram elevados índices no Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes Aegypti (LIRAa) e óbitos para as arboviroses durante o ano 2019.

O objetivo da oficina foi de ajudar na elaboração ou adequação do Plano de Contingência para o período sazonal de 2019/2020. No primeiro dia, a oficina foi dividia em duas partes, uma de apresentação de dados comparativos entre a Paraíba e outros estados brasileiros e outra de discussão, em grupos, sobre as potencialidades e fragilidades de cada município nas áreas da vigilância ambiental, epidemiológica e rede assistencial. Nesta quinta-feira, a oficina continuou com debate sobre o que foi discutido nos grupos e finalizou com encaminhamentos, como a necessidade de adequar esses planos de forma conjunta com a rede assistencial para que o número de óbitos seja reduzido.

Foto: Secom

Para o diretor de Vigilância em Saúde de Campina Grande, Miguel Dantas, a agenda é importante para que profissionais da saúde estejam cientes de suas responsabilidades. Ele pontua que as arboviroses estão sendo banalizadas pela população e esse trabalho a quatro mãos entre estado e municípios é de grande valia porque é uma forma de monitorar e avaliar o que cada território pratica enquanto responsabilidade como um agravo como a dengue, a zika e a chikungunya.

“Nesse momento estamos tentando alinhar uma estratégia que possa ser comum a todos os municípios e tornar mais eficiente e eficaz a questão da intervenção junto ao problema. Cada município trouxe suas fragilidades e potencialidades. O que se espera é somar experiências e colocar as potencialidades em prática de fato”, afirmou.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, pontuou que elaborar os Planos anualmente é uma metodologia que vem sendo usada há muitos anos. “Porém a devida efetivação desses planos deve ser fortalecida para que as ações sejam desencadeadas de forma articulada e nos momentos corretos seguindo os dados epidemiológicos de cada local”, explicou.

Como encaminhamento, o Estado recomenda para os 223 municípios a construção ou atualização dos planos para 2020 e assim preparar a Rede Estadual de Saúde para resposta a dengue, zika e chikungunya.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Cinquenta e sete postos de combustíveis de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Polícia Militar frustra criminosos, apreende armas de fogo e recupera veículos na grande JP

A Polícia Militar frustrou uma ação de criminosos que vinham cometendo assaltos no litoral norte…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024