Categorias: Saúde

Ginecologista paraibano se diz favorável à discriminação do aborto

PUBLICIDADE

A discussão de descriminalizar o aborto acarreta em fazer com que as mulheres que o cometem ou as pessoas que o fazem, não sejam criminalizadas por isso. Na opinião da coordenadora geral da Organização Não Governamental (ONG) Centro da Mulher 8 de Março, Irene Marinheiro, a descriminalização é necessária porque as mulheres que abortam são as verdadeiras vítimas da situação.

 

“Nós defendemos o direito das mulheres de abortar, que fazem isso porque, dentro das necessidades delas, que só elas é quem sabem, é necessário. E elas fazem da pior forma possível, colocando em risco a sua própria vida”, disse. Para ela, isso diminuiria o número de mulheres que morrem, porque muitas deixam de procurar ajuda por medo de serem denunciadas e acabam morrendo por não terem o atendimento necessário.

 

O ginecologista e obstetra Eduardo Borges afirma ser a favor da descriminalização. “Uma mulher que por algum motivo comete um aborto, ela não está cometendo um aborto porque quer. Você há de convir que a mulher quando engravida muda muito, a mudança hormonal dela e psicológica gera um envolvimento desde o início, então uma mulher que por desespero, por medo ou por insegurança comete um aborto, ela está fazendo um ato que ela mesma não queria fazer, no fundo”, disse.

 

Segundo ele, condenar uma mulher por cometer um aborto é culpá-la duas vezes. “Ninguém escolhe ‘eu vou fazer um aborto’, ninguém escolhe ‘eu vou engravidar e depois vou cometer um aborto’. Eu acho que você criminalizar, prender aquela mulher que fez um aborto, você a está condenando duas vezes. Primeiro ela foi punida por ela mesma, talvez pelo desespero, por algum motivo, e aí ela vai ser punida de novo por isso? Porque se nós perguntarmos a todas as mulheres que passaram por isso internamente elas são contra o aborto”.

 

Redação

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024