Categorias: Saúde

Flúor ajuda no combate às cáries

PUBLICIDADE

O efeito preventivo do flúor foi descoberto a partir de estudos em comunidades que consumiam água fluoretada. Indivíduos que nasceram e se criaram em uma área abastecida com esta água apresentaram um maior número de lesões cariosas após se mudarem para uma região sem ela. Acontecia que o flúor ingerido pela água era liberado pela saliva ajudando a proteger os dentes, o que causava um efeito benéfico na saúde oral da comunidade.

 

Além da água, o flúor pode ser adquirido através do creme dental, enxaguatórios bucais e aplicações profissionais do dentista. Nestes casos, a atuação é tópica, não devendo ingerir o produto. A ingestão de altas doses pode provocar intoxicação, causando sintomas como diarréia, dor abdominal, hipersalivação, lesão da mucosa, náuseas, vômitos e alterações eletrolíticas.

 

A intoxicação crônica, ou seja, ingestão de baixas doses de flúor em um longo período de tempo, está relacionada com alterações nas estruturas dentais e ósseas. Por este motivo, deve-se usar somente pastas infantis sem flúor em crianças que engolem pasta durante a escovação. Conforme a criança vá aprendendo a cuspir ao invés de ingerir, os pais podem substituir por uma pasta infantil com baixo flúor.

Ainda é bastante comum na classe odontológica encontrar profissionais que consideram que o flúor só serve para crianças até 13 anos. Atualmente, diversos estudos têm comprovado que as aplicações tópicas de flúor no adulto diminuem o risco de cárie.

Desde a descoberta dos efeitos benéficos do flúor sobre a saúde bucal, os governos do mundo todo têm implementado medidas de saúde coletiva, como a fluoretação da água. No Brasil, o abastecimento de água, provido de unidades de tratamento, recebem a fluoretação. Além disso, são adotadas campanhas municipais para aplicação supervisionada de flúor, visando sempre reduzir a incidência da doença cárie na população.

 

 

Yahoo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024

Você sabia? unidades de saúde da PB devem comunicar indícios de maus-tratos e violência contra idosos

Unidades de saúde em todo o estado devem comunicar aos órgãos sobre indícios de violência…

3 de maio de 2024