Categorias: Saúde

Família denuncia troca de corpos em hospital público; PMCG se isenta da culpa

PUBLICIDADE

Como se não bastasse a dor, o sofrimento e a tristeza pela perda de um ente querido. pela Covid-19, duas famílias denunciaram a troca de corpos no Hospital Pedro I em Campina Grande.

O pedreiro Antônio Pereira de Lima, 63 anos, que morava em Vila Cabral de Santa Terezinha, morreu de Covid na quarta-feira (10), e foi enterrado por uma outra família a uma distância de 50 quilômetros de sua residência.

Familiares e amigos de Antônio Pereira chegaram a esperar a passagem do cortejo fúnebre por volta das 15h em frente a Igreja Evangélica onde ele congregava. A espera foi longa. Com flores, os “irmãos” aguardavam a passagem do corpo de Antônio para a última homangem antes do sepultamento.
O corpo deveria ter sido sepultado no cemitério de Galante no final da tarde, mas o enterro foi adiado para à noite. Em meio as lágrimas, os amigos receberam a notícia de que o corpo do pedreiro teria sido trocado e o enterro acontecido em outra cidade.

Antônio Pereira deu entrada no Hospital Pedro I com Covid, no dia 22 de fevereiro, e segundo familiares, no seguinte, o hospital deu alta informando que ele poderia ser tratado em casa com remédio. Dois dias depois, retornou ao hospital após tosse e falta de ar e acabou ficando internado, e com o agravamento da doença, foi transferido direto para a área vermelha, onde ficou intubado e em coma induzido. Ontem, a família tomou conhecimento de sua morte.

Quando chegou ao hospital descobriu que o corpo tinha sido enterrado pela família de Agostinho Alves dos Santos, que também morreu no local, e que teria reconhecido o corpo de outro parente. AntÔnio Pereira foi enterrado por outra família, em Arara, no Brejo paraibano.

Somente à noite, o corpo de Antônio Pereira seguiu para o sepultamento. As amigos voltaram a se reunir em frente a Igreja evangélica na rua Abdízio Militão, para fazerem a última e rápida homenagem a Antônio. O carro fúnebre chegou no local por volta das 21h. Lágrimas, cantos e revolta marcaram a homenagem.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Campina Grande tentou esclarecer o equívoco, e culpou apenas para a família que não teria reconhecido o corpo.

A nota
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande traz esclarecimentos a respeito do episódio em que um familiar cometeu equívoco, ao fazer o reconhecimento do corpo de uma vítima da covid-19, no Hospital Municipal Pedro I.

A sobrinha do senhor Agostinho Alves dos Santos identificou o senhor Antônio Pereira de Lima como sendo o seu tio. A própria sobrinha assinou o termo de reconhecimento.

A Secretaria de Saúde reforça que o reconhecimento do corpo é um ato extremamente importante e de responsabilidade do familiar. A Secretaria acredita que a pessoa possa ter cometido o engano, em função do estado de emoção, ao reconhecer o corpo.

Para realizar o procedimento com segurança, a pessoa recebe Equipamentos de Proteção Individual e é acompanhada por um supervisor da unidade hospitalar.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que está tomando todas providências para que os corpos sejam entregues às suas respectivas famílias, para realização do sepultamento.

Por fim, a Secretaria se solidariza com os familiares e esclarece que vai abrir uma sindicância para apurar possíveis responsabilidades de servidores.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher é presa com grande quantidade de drogas e coletes balísticos na capital

Na noite deste sábado (27), policiais militares da Força Tática do 5º BPM prenderam uma…

28 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025