A Paraíba o tempo todo  |

Falta de cuidado com a higiene da boca pode causar até infartos e tumores, destacam dentistas

Não cuidar da higiene bucal pode causar cáries e perdas de dentes, todo mundo sabe. Mas não só isso. Você já imaginou que um infarto pode ser causado por má escovação? E um câncer? Pois é bem possível. É esse o alerta que fazem os dentistas Emil Razuk e Yuri Martins: “Cuidar dos dentes vai muito além de ter um sorriso branco e brilhante”, diz Emil.

De acordo com Razuk, uma cárie não tratada pode gerar complicações graves. “A necrose do nervo vira um campo de cultura. E como há muita comida por ali, as bactérias nadam de braçada”, disse. Engolidas, elas entram na corrente sanguínea, causam febre reumatóide e podem resultar em inflamações em diversos órgãos, como o coração e os olhos, e também nos nervos e nas articulações.

“Na infância, 40% dos casos de febre reumatóide têm origem em infecções buco-dentárias. O reumatismo pode produzir uma endocardite, uma infecção do endocárdio, que envolve o coração. Uma pessoa de 30, 40 anos, que nunca sentiu nada, falece de infarto do miocárdio. Se você fizer uma análise mais profunda, vai ver que quando criança ela teve uma febre reumatóide”, comentou o dentista Emil.

Assim também pensa o Yuri Martins: “Parece meio clichê dizer que a boca é a porta de entrada no organismo, mas é exatamente assim que funciona. Um problema de saúde bucal pode refletir em um problema maior de saúde geral e, consequentemente, a manutenção da saúde bucal reflete também num bom estado de saúde geral”, afirmou.

Os cuidados dentários, no entanto, são mais do que simples escovação. É preciso evitar também bebidas alcoólicas e o fumo, dois dos principais fatores de risco para o câncer bucal, o quinto tumor mais frequente em homens e o oitavo em mulheres. “É um câncer que se não tratado precocemente leva à morte e à mutilação. Porque a retirada do maxilar superior faz cair os olhos. Mutila de maneira que pode tirar o indivíduo da sociedade”, comenta Razuk.

Sintomas e sinais que deve ficar alerto:

  • Sua gengiva está vermelhas, inchadas ou doloridas ao toque.
  • Sua gengiva sangra quando você come, escova ou usa o fio dental.
  • Você vir pus ou outros sinais de infecção em volta da gengiva e dos dentes.
  • Sua gengiva parecer estar se afastando dos dentes.
  • Você tiver mau hálito frequentemente ou notar um gosto ruim na boca.
  • Algum dente estiver mole ou se você notar que ele está se afastando dos outros dentes.

Medidas de prevenção

Uma boa higiene bucal e exames regulares são a melhor maneira de proteção contra o desenvolvimento da doença periodontal. Rrecomenda-se escovar os dentes três vezes por dia com escova de cerdas macias e cabeça pequena (compacta) para que alcance todas as superfícies dentárias adequadamente. Experimente utilizar o creme dental Colgate Total12®. Você também deve usar o fio dental diariamente e ir ao dentista para fazer limpezas regulares.

Ao ter uma postura proativa em relação a sua saúde bucal, você pode se proteger da doença cardíaca relacionada à saúde bucal e manter seu sorriso saudável, limpo e bonito por toda a sua vida.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe