Categorias: Saúde

EXCLUSIVO: neurologista revela que Covid-19 pode aumentar quadro de AVC

Diante da percepção cada vez maior de que o coronavírus Sars-CoV-2 causa alterações neurológicas e pode provocar a formação de microcoágulos nos vasos sanguíneos, médicos que estão na linha de frente do combate à pandemia começam a temer um aumento de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) relacionados à covid-19. Alguns hospitais já estudam mudanças no protocolo desses pacientes para investigar se ele têm o vírus.

O neurocirurgião Rafael Holanda, um dos s mais renomados e respeitados neurocirurgiões de Campina Grande, disse em entrevista ao PB Agora, que o Covid-19, pode sim contribuir para o aumento do quadro de AVC. Isso porque, o coronavírus pode chegar ao cérebro via intranasal antes de atingir o pulmão.

“Analisando cérebros de pacientes falecidos constataram que o corona vírus pode chegar ao cérebro por via intranasal antes de atingir o pulmão. Em rápida multiplicação pode ocorrer microcoagulações e consequente acidente vascular. Sugerem que tal quadro ocorre em decorrência de distúrbios no processo da coagulação devido ação do corona vírus. Além da terapêutica estão usando anticoagulante para uma melhor proteção” contou o neurologista ao PB Agora.

A preocupação vem tomando corpo com o aumento de relatos feitos por médicos de outros países desses casos. Recentemente o jornal americano The Washington Post publicou uma reportagem em que profissionais do Hospital Mount Sinai Beth Israel, em Nova York, relatam um aumento de pacientes entre 30 e 40 anos saudáveis que tiveram AVC – nos quais depois se identificou a presença do coronavírus.

Pesquisadores chineses já haviam publicado estudos observacionais – do tipo série de casos – com pacientes de covid-19 que tiveram AVC, e médicos espanhóis têm feito relatos semelhantes, mas ainda não submetidos a publicações científicas.

Médicos do Hospital Mount Sinai Beth Israel, em Manhattan, nos Estados Unidos também notaram que pacientes jovens, com idades entre 30 e 40 anos, e saudáveis estariam sofrendo Acidentes Vasculares Cerebrais devido a infecções pelo novo coronavírus.

Neurologistas de alguns hospitais de São Paulo e do Rio, identificaram a ocorrência de pelo menos três situações parecidas, mas que ainda carecem de mais investigações. A expectativa dos médicos, porém, é que esse cenário deve se tornar mais evidente nas próximas semanas, quando a epidemia atingir o seu pico.

Severino Lopes
PB Agora

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026