Categorias: Saúde

Estudo comprova eficácia do uso de máscaras; secretário reafirma posição contrária à retirada

PUBLICIDADE

Símbolo de proteção na pandemia, máscaras reduzem em 87% a chance de contrair covid-19, aponta pesquisa. Com base nesses dados, os infectologistas são contra a retirada da máscara mesmo com o avanço da vacinação e a redução dos índices de contaminação, internações e óbitos pela doença.

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) apontou o papel do uso de máscaras e do distanciamento social na prevenção contra a covid-19.

Na Paraíba, o Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),  desenvolvendo uma máscara cirúrgica biodegradável, com material capaz de reter o vírus da covid-19 (SARS-CoV-2) e matá-lo. Apesar de ser descartável, a máscara tem durabilidade de até 24 horas seguidas de uso.
Recentemente, o projeto coordenado pelo professor Marcus Vinícius Lia Fook, produziu dez mil máscaras cirúrgicas a partir de uma substância proveniente da casca do camarão.

 As máscaras foram entregues à Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FapesqPB) para contribuir para a rápida implementação de soluções de monitoramento, análise e recomendações frente à pandemia do Covid-19 na Paraíba.

A principal diferença da máscara é a incorporação de substâncias químicas tóxicas, biocompatíveis, biodegradáveis e com atividades antimicrobianas. O material usado na produção da máscara é a quitosana. Um material que seria considerado como rejeito da indústria pesqueira, deixa de poluir o meio ambiente e passa a ser um material nobre utilizado no setor da saúde.

Além da barreira física de proteção, a máscara exerce uma barreira química através do biopolímero quitosana, que pode inativar o vírus que causa a Covid-19.
Apesar da eficiência das máscaras no combate ao Covid, alguns estados estudam a possibilidade de abandonar esse acessório, devido ao avanço da pandemia.

Na Paraíba, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, descartou por enquanto, a possibilidade atual da desobrigação do uso de máscaras de prevenção à Covid-19 no Estado. Geraldo Medeiros, pediu cautela sobre a não obrigação do uso da máscara, visto que a pandemia ainda não acabou.
“Será a última atitude. Liberar o desuso de máscaras agora é se antepor à Ciência”, afirmou.

Geraldo Medeiros enfatizou que a máscara é um elemento essencial na contenção da disseminação do coronavírus e isso já é comprovado cientificamente.
“A via inalatória, isto é, através da respiração, é que você, predominantemente, adquire a doença. Usando a máscara você se protege e protege as outras pessoas, então é um elemento que será o último a ser abandonado”, completou.

Ainda sobre este ponto, o secretário destacou que essa desobrigação também não deve ocorrer este ano, apesar de que não há como prever meses à frente, sendo necessários estudos constantes.

O fim da adoção do uso de máscaras para impedir a proliferação da covid-19 começa a ser discutida em algumas cidades brasileiras, a exemplo a exemplo de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e Florianópolis, no estado de Santa Catarina. São Paulo e Rio de Janeiro também estudam decretar o fim da obrigatoriedade.

 A máscara de proteção respiratória tornou-se um dos principais símbolos da pandemia de covid-19 – acessório de proteção que virou uma constante para a população mundial em 2020 e também em 2021. Antes utilizada cotidianamente apenas em alguns países asiáticos, o que era visto com curiosidade por cidadãos de outros países, a máscara agora é utilizada em todo o mundo, consagrando-se como uma importante medida na contenção da disseminação do coronavírus.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024