Categorias: Saúde

“Estamos em situação preocupante”, diz presidente do CRM-PB sobre ocupação de leitos na Grande JP

PUBLICIDADE

Por meios das redes sociais do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o presidente do conselho, Roberto Magliano, alertou para a alta de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19, em quatro de cinco hospitais da Grande João Pessoa, avaliados pelo conselho, nos quais a ocupação está ocupação acima de 70%.

Segundo os dados do CRM, nestes hospitais entre os dias 10 e 13 passados, estão com ocupação acima de 70% dos leitos das UTI para pacientes com covid-19. No Hospital Universitário Lauro Wanderley, a ocupação dos leitos chega aos 100%; o Complexo Hospitalar Clementino Fraga registra 80%; o Hospital da Unimed, também 80%; e o Hospital Metropolitano apresenta 70% dos leitos ocupados.

Apenas o Hospital Santa Isabel apresentava taxa menor, com a ocupação da UTI em 23%. No final de semana passado, equipes do CRM-PB estiveram também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa – Oceania, Cruz das armas, Bancários e Valentina – e constataram que estão faltando testes para diagnóstico da covid-19, o que pode gerar uma subnotificação da doença.

“Além de observarmos uma grande ocupação dos leitos de enfermaria e UTIs destes quatro hospitais, constatamos também que aumentou o número de atendimentos nas UPAs de João Pessoa e diminuiu o número de testes diagnósticos, o que leva a uma subnotificação da doença. Vimos que nas UPAs houve um aumento do número de pacientes com síndromes gripais, mas muitos estão voltando para casa sem fazer o exame para covid”, disse o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

Falta de isolamento – Roberto Magliano ainda acrescentou que, conforme foi observado pelas equipes do Conselho, há pacientes com sintomatologia viral que estão sendo internados em hospitais de retaguarda, sem nenhuma confirmação de covid-19 e sem estarem isolados dos pacientes com outras doenças. “A Regulação Municipal vem dificultando as internações de pacientes que não possuem covid. Estamos diante de uma situação muito preocupante”, afirmou o presidente do CRM.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024