Categorias: Saúde

Especialistas alertam para os riscos que o sol em excesso provoca

PUBLICIDADE

Calor e muita sede, esses são um dos primeiros sinais da desidratação causados pelo excesso do sol na temporada do verão. É neste período que as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos do que os de outras estações, levando muitas pessoas a se refrescarem com um delicioso banho no mar ou na piscina. Porém, é preciso ter muito cuidado porque a exposição ao sol é saudável até as 10h por conta dos raios solares nesse período.

 

Aliada a alta estação se soma o período das férias escolares e a prática do esporte aquático. De acordo com o médico alergista e imunologista Edson Pedrucci, que atua em clínica particular de João Pessoa as doenças mais frequentes no verão são aquelas que levam à perda de líquidos e a desidratação. No entanto, outras doenças também são muito comuns, a exemplo da conjuntivite, micoses, intoxicação alimentar e doenças alérgicas.

 

“Geralmente os casos de conjuntivite que aparecem nesse período são virais e podem ser pegas pelo ar, ou na água da piscina por conta do cloro”, revelou. Mas a maior incidência no período são os casos de vômitos e diarreia. Para evitar a desidratação o médico orienta as pessoas beber muita água potável e consumir muitas frutas, principalmente aquelas que são ricas em líquidos, bem como o banho na água doce para hidratar bem a pele. O período também é propenso para queimaduras causadas por caravelas ou água-viva. Nestes casos o médico recomenda a colocação imediata do gelo ou pomada anestésica no local da queimadura para aliviar a dor imediata. Um bichinho bem característiconessa época que incomoda bastante é o bicho-de-pé, uma pulga que se aloja na pele para alimentar-se do sangue e para pôr seus ovos, causando coceira e muita dor no local afetado.

 

Nesses casos o recomendado é evitar áreas de sombras onde os animais costumam descansar. Mas são os ácaros e a poeira doméstica os maiores desencadeadores das doenças alérgicas. Como dicas de prevenção ao contato com ácaros, fungos, pólens, animais de estimação, fumaça de cigarro, poluição, o médico orienta o uso de despoluidores do ar e também manter uma boa ventilação e deixar que os raios solares penetrem no dormitório. Na maioria dos casos de conjuntivite, os sintomas e a doença passam em 10 dias, sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento. Medicações (pomadas ou colírios) podem ser recomendadas para acabar com a infecção, aliviar os sintomas da alergia e também diminuir o desconforto.

 

De acordo com o médico para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos, sendo assim, cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Já a dermatologista Esther Palitot, alerta sobre à exposição ao sol sem os devidos cuidados com a pele que podem acarretar problemas agudos e crônicos. Por isso ela explica à população sobre os riscos à saúde causada por excesso de exposição ao sol e orienta que devemos evitar a exposição ao sol entre as 10h e às 16h, considerado o período mais perigoso e de maior incidência de raios ultravioletas, causadores do câncer de pele.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024