Categorias: Saúde

“É importante que a população fique atenta”, diz técnica ao explicar aumento de 354% nos casos de chikungunya na Paraíba

Recente levantamento divulgado pelo Boletim Epidemiológico, da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sobre a situação das arboviroses no Estado, mostrou que no estado há um aumento de 354% nos casos de chikungunya. Para falar sobre esse tema foi ouvido à técnica da SES responsável pelas arboviroses, Carla Jaciara, onde lembrou que a sintomatologia dessas doenças é muito semelhante à de covid-19, e que, por isso, há possibilidade de subnotificação nos sistemas de registros.

“É importante que a população fique atenta aos cuidados nas suas próprias residências com a limpeza dos ambientes como calhas, além de vedar bem a caixa d’água ou qualquer coisa que possa acumular água e que sirva de abrigo para que o mosquito possa se instalar e se multiplicar”, disse Jaciara.

Segundo a técnica da SES, a dengue ainda lidera as notificações, com 3.115 casos a mais. Ao todo, foram registrados, em agosto, 10.207 casos prováveis da dengue; 6.377 casos de chikungunya; e 1.071 de zika. Com relação ao mesmo período do ano passado, o Boletim Epidemiológico mostra um aumento de 95% para os casos de dengue, 354% para os casos de chikungunya e 292% de acréscimo para os casos de zika.

Na Paraíba, mais de 70 municípios apresentam casos confirmados ou suspeitos de arboviroses com incidência, a partir de 200 casos. Segundo o boletim, foram registrados nove óbitos por suspeita de dengue, zika ou chikungunya nas seguintes cidades: Conde (um), João Pessoa (seis), Sapé (um), e Patos (um). Desse total, cinco foram descartados. Três óbitos por dengue foram confirmados em João Pessoa e Patos, e um ainda continua em investigação. No ano passado, neste mesmo período, foram confirmadas duas mortes por dengue nos municípios de Sapé e Santa Rita e dois óbitos por chikungunya, em João Pessoa.

Redação

Últimas notícias

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consulta

Notas divulgadas. Listas prontas. E as portas da universidade abertas. O resultado da chamada regular…

29 de janeiro de 2026

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central (BC) não mexeu nos…

29 de janeiro de 2026

Polícia Militar prende casal suspeito de assaltos no bairro de Intermares, na cidade de Cabedelo

Policiais do 21º Batalhão prenderam, ontem (28), um casal que estaria praticando assaltos no bairro…

29 de janeiro de 2026

Botafogo vence, Treze perde e Campinense empata pelo Paraibano

Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…

29 de janeiro de 2026

Vai faltar água hoje nas cidades de JP, Bayeux e Santa Rita; confira os locais

Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…

29 de janeiro de 2026

Hugo Motta reúne líderes partidários e define a pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Por meio das suas redes sociais, na noite de ontem (28), o presidente da Câmara,…

29 de janeiro de 2026