A Paraíba o tempo todo  |

Dicas para cuidar da alimentação no inverno
 e se prevenir dos perigos à saúde nessa estação

O inverno chegou e, como se não bastasse a temperatura baixar,  a nossa alimentação tende a mudar. Confira aqui algumas dicas que vão te ajudar com isso!

O inverno traz consigo não apenas mudanças no clima, mas também em nossos hábitos, pois passamos a ficar mais tempo dentro de casa, sem nos movimentarmos o suficiente, além de passarmos a sentir uma maior vontade de consumir determinados tipos de alimentos que geram conforto para o nosso corpo e mente, principalmente por conta desse friozinho que surge do nada. Mas é importante ficar atento a essas mudanças, pois elas podem levar a doenças típicas dessa estação e a problemas como sobrepeso.

É importante lembrar que com essas condições climáticas o nosso corpo necessita de uma maior energia para manter seu aquecimento adequado e, como já devem saber, a energia vem do que ingerimos (tanto em qualidade, como em quantidade, certo?), por isso em alguns momentos muitos confundem isso, se alimentam de forma errada e depois sofrem com algum mal estar. Então, sabendo disso, que tal cuidar da dieta, garantir uma boa imunidade e assim se prevenir das doenças e quilos a mais? Confira algumas dicas:

Se hidrate normalmente

Embora a vontade diminua, não se deixe levar por ela. É necessário ingerir a quantidade de água necessária diariamente, mesmo na época mais fria do ano. Sucos cítricos ricos em vitamina C e chás quentes (sem açúcar) também são ótimos para fortalecer o sistema imunológico e aquecer o corpo!

Não esqueça das frutas!

Morango, acerola, laranja, limão, pêra e diversas outras frutas são ótimas para as células imunes do corpo. Aproveite-as!

Canela, gengibre, cúrcuma

Alimentos funcionais e termogênicos que além de contribuir com aquecimento do corpo e redução do colesterol alto, ele também ajuda a prevenir gripes, resfriados e pneumonias.

Consuma alimentos integrais e grãos

Consumir alimentos em suas versões integrais, como arroz, biscoitos, pão, aveia, granola, entre outros, é uma ótima forma de fortalecer o sistema imunológico e ajudar o aparelho digestório a se regular com o apoio das fibras.

Cuidado com as sopas

Com a imunidade mais exposta a riscos, é importante tomar cuidados na hora de consumir as deliciosas sopinhas. Evitar as versões cremosas, instantâneas(industrializadas) e com queijo, pois elas são ricas em gorduras e calorias, já faz uma grande diferença. Investir em legumes como batata, cenoura e vegetais como espinafre, agrião, brócolis e couve-flor. E quando adicionar carnes, opte pelas magras!!!

Movimente-se!

Treine! Nosso corpo queima mais calorias no frio, além disso, praticar atividade física nesse clima também reforça a imunidade.

Agora você já sabe como manter seu sistema imunológico alerta à ação de vírus, bactérias e infecções, e também como não adquirir os temidos quilos a mais nos dias mais frios.

 

Gostou das dicas?

Se você gostaria de saber um pouco mais sobre algum assunto da área de nutrição envia sua dúvida para nosso Whats 83-99128-7305

Danielly Targino
Nutricionista – CRN/6: 4976

Créditos da foto
Mood photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Imagem de Jill Wellington por Pixabay


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe