Categorias: Saúde

Descartáveis jogados nas praias de JP prejudicam peixes e tartarugas

PUBLICIDADE

Mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico, como garrafas, copos descartáveis, canudos, embalagens de sorvete e redes de pesca. Sacolas plásticas são as maiores vilãs do meio ambiente e, segundo o professor de Zoologia da UEPB, Douglas Zpppelini, o material plástico descartado nas praias causam estragos em vários níveis. “No mar eles provocam centenas de mortes de peixes e tartarugas”.

 

Esta é uma das principais conclusões de um trabalho de monitoramento realizado desde 2012 em diversas praias, pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), em parceria com o Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), uma associação que reúne entidades e empresas do setor.

 

As embalagens plásticas quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira irregular, em lugar de serem encaminhadas para reciclagem, contribuem e muito para o esgotamento de aterros e lixões, são ingeridos por animais causando sua morte e poluem a paisagem. Todo esse impacto poderia ser diminuído ou eliminado, basicamente, por meio da redução do consumo desnecessário e correta separação e destinação do lixo.

 

Em João Pessoa, a coordenação de Coleta Seletiva da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e representantes das Associações de Catadores de João Pessoa possuem diversos pontos de coleta seletiva.

 

O objetivo é ampliar as ações da Coleta Seletiva na capital e estimular a população a descartar esses equipamentos em locais adequados. A ação está entre as metas estabelecidas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) para João Pessoa, elaborado pela Emlur, dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

O Parque Lagoa, a orla de João Pessoa e mercados públicos são alguns dos pontos onde foram instalados pontos de coleta seletiva. Nesses locais foram instalados equipamentos para recolhimento de resíduos secos. Um deles para vidro e metais e o outro para papel e plástico. Em cada unidade há instruções para os usuários sobre o que depositar nos pontos.

 

Frequentadores da orla da capital, a exemplo do aposentado Carlos Antônio, disse que o ser humano é sujão por natureza. “O que falta mesmo é educação. O pessoal precisa se conscientizar que produtos descartáveis, principalmente o material plástico jogado na orla, polui o mar e provoca a morte de peixes e outros animais”. Maria do Socorro, que pratica caminhada na orla todos os dias, disse que a poluição do mar é um problema de falta de educação.

 

“Como nós podemos ver, as praias de Tambaú e Cabo Branco são bem servidas de coletores de lixo, mas as pessoas preferem a lei do menor esforço. Ou seja, ao invés de jogarem as garrafas plásticas nos coletores de lixo, jogam na areia da praia, mas precisam saber que a maré quando enche joga todo o lixo no mar, provocando mais poluição”.

 

 

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024