Categorias: Saúde

Depois de muitos acertos quanto ao coronavirus, parece que a Paraíba aderiu à política genocida!

PUBLICIDADE

Vem cá, como é que se explica que o Governo do Estado e algumas prefeituras paraibanas, dentre elas as duas maiores – João Pessoa e Campina Grande –, passaram a adotar flexibilização nas medidas de enfrentamento ao coronavírus, quando as próprias estatísticas oficiais indicam que os números inerentes a contágio e mortes causadas pela Covid-19 só aumentam?

Pela lógica, a flexibilização só deveria ser adotada na medida em que houvesse pelo menos uma queda razoável nos números de infectados e mortos. E olhe lá, porque flexibilizar de qualquer forma é atirar-se ao risco de uma retomada da onda de novos casos. Imagine, flexibilizar no momento em que a onda está subindo, ou seja: as mortes estão aumentando.

Agiram certos

Desde o começo da pandemia até o início da tal flexibilização, sobretudo, o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa vinham agindo corretamente nas medidas de enfrentamento do coronavírus. No entanto, não se sabe por quais razões – mas subentende-se que por pressões dos setores econômicos – houve um impróprio relaxamento, parecendo até uma adesão à política “genocida” adotada pelo Governo Federal em relação ao coronavírus.

É claro que o sucesso de uma empreitada dessa magnitude, ou seja, de enfrentar uma pandemia não bastam as ações dos setores públicos de saúde, mas, na mesma medida, da consciência e da adesão da população às providências. Em suma: quase não adianta as políticas públicas de combate à pandemia se a população não entende que sem distanciamento e isolamento sociais, sem uso de máscara, e sem aglomerações não há como vencer essa batalha.

Estabilizando

Pelos próprios números oficiais divulgados pela imprensa, que devem estar aquém do real considerando a taxa de subnotificação, o máximo que conseguimos foi estabilizar os números da covid-19. Estabilizar não significa, porém, reduzir, ou seja: quer dizer que se, por exemplo, estava morrendo uma média de 389 pessoas por mês continua morrendo a mesma quantidade.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, o número de mortos confirmados teria subido para 1.558 desde o início da pandemia, o que dá em média 389,5 por mês.

Correndo frouxo

Como se não bastasse a flexibilização por si só, as simples notícias a respeito estão bombando os novos números do coronavírus, na medida em que gera nas pessoas desinformadas que são a esmagadora maioria a impressão de que a pandemia está passando e o vírus está se acabando.

A falta de consciência das pessoas já chega àquelas que consideramos pertencer às classes sociais mais “abastadas e esclarecidas”.
Tomemos como exemplos mais claros e recentes as aglomerações que se registraram nos velórios mais concorridos acontecidos nos últimos dias na Paraíba: era gente por cima de gente e havia até quem estivesse sem máscaras…

 

Wellington Farias 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024