Categorias: Saúde

CRM-PB visita unidades de saúde do Brejo e vê problemas na assistência a pacientes com Covid-19

PUBLICIDADE

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) visitou unidades de saúde no Brejo paraibano, nesta quinta-feira (09), e constatou que os pacientes infectados com o novo coronavírus ainda enfrentam problemas para uma assistência médica adequada. A região, que inclui mais de 20 municípios e quase 300 mil habitantes, não possui um hospital de referência para pacientes com Covid-19. Conforme o Plano de Contingenciamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os pacientes mais graves no Brejo devem ser encaminhados para a região metropolitana de João Pessoa, no entanto, não há uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para fazer este transporte adequadamente. Além disso, faltam medicamentos para sedação.

Guarabira, a maior cidade da região, e a 100 km de João Pessoa, já é a terceira colocada no ranking dos municípios paraibanos com o maior número de infectados pelo novo coronavírus. Fica atrás apenas de João Pessoa e Campina Grande. Em Guarabira, são 2.527 casos da doença e 22 óbitos, de acordo com dados da SES. Na primeira visita do CRM-PB à cidade, no dia 14 de maio, a cidade possuía 120 casos notificados da doença. “O número de infectados com o coronavírus em Guarabira cresceu mais de 20 vezes em menos de 60 dias. No entanto, os problemas de assistência aos pacientes ainda não foram resolvidos”, disse o vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira é a única unidade dedicada exclusivamente para os pacientes com Covid-19 no Brejo. A unidade possui seis leitos de enfermaria e quatro leitos com respiradores. Os casos suspeitos e confirmados são encaminhados para a UPA. Os mais graves são tratados, intubados e encaminhados para um hospital de referência em Santa Rita ou João Pessoa. “O paciente é intubado na UPA, mas não permanece internado lá, pois não há leito de UTI. Ou seja, precisa ser transferido para um hospital de referência. O grande problema é que não há um transporte especializado para essas transferências e alguns pacientes não têm estabilidade clínica para isso. A equipe médica da UPA está preocupada”, ressaltou Antônio Henriques.

O conselheiro Bruno Leandro de Souza, que visitou as unidades do Brejo com o vice-presidente do CRM-PB, acrescentou que a UPA de Guarabira também sofre com outros problemas, como a falta de medicamentos para a sedação dos pacientes que precisam ser intubados. “Infelizmente, a região do Brejo continua com sérios problemas na assistência aos pacientes com Covid-19. Não há hospital de referência, não há transporte adequado para a transferência dos pacientes e faltam medicamentos na UPA de Guarabira”, disse Bruno Leandro.

Visitas a outras unidades – A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB esteve também, nesta quinta-feira (09), na cidade de Alagoa Grande. A Comissão tem visitado vários municípios do Estado para conhecer de perto a estrutura oferecida pelos serviços de saúde no atendimento a casos suspeitos e confirmados de Covid-19, assim como orientar pedagogicamente os médicos sobre as práticas para prevenir a contaminação das equipes de trabalho e dos pacientes.

Em Alagoa Grande, a 117km de João Pessoa, o CRM-PB constatou que houve melhoras na estrutura do Hospital Municipal desde a sua última visita, em 28 de maio. Agora, o hospital dispõe de uma área dedicada para atendimento e observação de pacientes com infecção pelo coronavírus e há médicos exclusivos para a ala nos finais de semana. Alagoa Grande já tem 490 casos de Covid-19 e 10 óbitos pela doença. Na visita do dia 28 de maio, a Comissão verificou que o hospital não tinha um fluxo definido para pacientes com suspeita de infecção do novo coronavírus, possuía apenas um respirador, um médico de plantão e alguns EPIs.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024