Categorias: Saúde

COVID-19: em ritmo maior que EUA e Europa, Brasil tem dobro de mortos a cada 5 dias

PUBLICIDADE

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil vem dobrando a cada cinco dias, em um ritmo que supera os EUA (seis dias) e Itália e Espanha (oito dias), países líderes de óbitos pela COVID-19.

Segundo dados da mais recente nota técnica do MonitoraCovid-19, um sistema da Fiocruz que reúne números da pandemia do novo coronavírus e a velocidade de disseminação da doença, a duplicação a cada cinco dias mostra que no Brasil a propagação é preocupante.

“Os dados de óbitos são mais confiáveis do que os dados de casos para medir o avanço da epidemia. Isso porque, no caso do óbito, mesmo o diagnóstico que não foi feito durante a evolução clínica do paciente pode ser investigado”, explicou o epidemiologista Diego Xavier, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz.

“Além disso, a situação clínica do paciente que vem a óbito é mais evidente, quando comparada aos casos que podem ser assintomáticos e leves”, acrescentou Xavier, um dos responsáveis pelo trabalho.

O mesmo estudo mostra que a COVID-19 avança rapidamente para as cidades do interior do Brasil, sendo que todos os municípios com mais de 500 mil habitantes já possuem casos da doença, enquanto 59,6% daqueles com populações entre 50 mil e 100 mil possuem registros.

Em entrevista a imprensa o epidemiologista da Fiocruz considerou “arriscada” a ideia de suspender o distanciamento social em cidades sem casos registrados do novo coronavírus, já que a doença pode estar circulando nessas localidades, mesmo que não existam registros oficiais.

“À medida que a doença avança para o interior e atinge cidades menores, a demanda por serviços mais especializados de saúde, como UTIs e respiradores, também cresce. Só que esses municípios menores, em sua maioria, não detêm esses recursos de saúde, então terão de enviar seus pacientes a centros maiores, que já apresentam leitos, equipamentos e pessoal de saúde em situação difícil”, avaliou Xavier.

O relaxamento do isolamento social é uma demanda antiga do presidente Jair Bolsonaro, que já chamou a COVID-19 de “gripezinha”, embora a doença possa atacar não só os pulmões, mas outros órgãos do corpo dos infectados. Algumas cidades, como Florianópolis, adotaram medidas de relaxamento na próxima semana, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro, as duas capitais com mais casos no país, pensam em resistir por mais algumas semanas.

 

Redação com Sputnik

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024