Categorias: Saúde

Covid-19: em 30 dias, doença fez da Paraíba o estado com maior taxa de letalidade

PUBLICIDADE

Embora em comparação a outros estados do país a Paraíba esteja em uma situação relativamente tranquila, diante do número de infectados e de mortos pelo novo coronavírus,  o sinal de alerta na saúde acende quando se verifica a taxa de mortalidade pela doença no estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 10% dos pacientes diagnosticados com Covid-19 vieram a óbito na Paraíba.

Até o dia 25 de março, segundo dados do Governo do Estado, através da SES, a Paraíba tinha apenas 5 casos confirmados para a doença. Porém, 30 dias depois, conforme boletim divulgado pelo órgão neste sábado (25 de abril), esse número já saltou para 499. Entre estes, 117 já foram considerados curados.

O número de mortos também passou a ser contabilizado nos últimos 30 dias. Desde o início da pandemia até o dia 25 de março, a Paraíba ainda não havia registrado nenhuma morte. Atualmente, 50 pessoas já morreram vítimas do novo coronavírus no estado. A taxa de letalidade é preocupante, já que, segundo informações repassadas pela SES, 10% das pessoas contaminadas desenvolveram o quadro mais grave da doença e morreram. A Paraíba supera a média nacional de que é de 5%.

Outro dado preocupante é o avanço da doença no interior do estado. Há 30 dias atrás, apenas seis cidades tinham o registro da doença: Cajazeiras, João Pessoa, Monteiro, Sousa, Patos e Piancó. Atualmente, 37 cidades possuem registro da chegada da doença. Além das já citadas acima, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Barra de São Miguel, Bayeux, Bom Jesus, Boqueirão, Brejo do Cruz, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Conde, Congo, Coremas, Coxixola, Cruz do Espírito Santo, Guarabira, Gurinhém, Igaracy, Itabaiana,  Itapororoca, Junco do Seridó, Marizópolis, Pedras de Fogo, Pombal, Queimadas, Riachão do Poço, São Bento, São José do Rio do Peixe, Sapé, Serra Branca e Taperoá possuem pacientes contaminados, ou atê mesmo, óbitos.

No mesmo período, mais de 1390 casos considerados suspeitos já foram descartados. Atualmente segundo o último boletim da SES, divulgado neste domingo (26) existem 543 casos confirmados na Paraíba, 1421 casos descartados e 119 pessoas se recuperaram.

 

Redação

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024