A Paraíba o tempo todo  |

CoronaVac é capaz de criar anticorpos contra a covid 19 por um ano, diz estudo

Novo estudo publicado pela revista científica The Lancet revelou que a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, cria anticorpos por até um ano.

Participaram do estudo 150 voluntários com idade entre 18 e 59 anos. 136 tinham recebido as duas doses da CoronaVac, com intervalo de 14 dias.

Os pesquisadores coletaram amostras de sangue dos participantes antes da imunização, um mês, três meses, seis meses e 12 meses após terem sido vacinados. Os cientistas mediram tanto a resposta humoral, isto é, a derivada dos anticorpos, e a resposta celular, que diz respeito aos linfócitos T.

No primeiro mês após a imunização completa, os índices de anticorpos surgiram de forma rápida. A taxa de soropositividade dos anticorpos de ligação foi de 99% e a taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes foi de 50%.

Entre o terceiro e o décimo segundo mês com a imunização completa, houve uma ligeira queda dos anticorpos neutralizantes e de ligação ao longo do tempo. Ainda assim, depois de um ano, era possível detectar anticorpos nos voluntários. A pesquisa, que precisa ser revisada por pares, por feita pela Comissão de Ciência e Tecnologia Municipal de Pequim.

SBT News

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe