A Paraíba o tempo todo  |

Comissão de Saúde aprova fila única de leitos obstétricos do SUS na PB

A Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade a criação da fila única para leitos hospitalares de assistência obstétrica, unificando a regulação do acesso aos leitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba. A reunião da Comissão aconteceu nesta segunda-feira (5), através de videoconferência e contou com a participação dos deputados Janduhy Carneiro, Dra. Paula e Taciano Diniz, presidente da Comissão.

O Projeto de Lei 1974/2020, da deputada Cida Ramos, determina que os critérios para a formação da fila sejam regulamentados pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o texto, os leitos serão distribuídos entre maternidades da rede pública e privada integrantes do SUS.

“É um projeto que visa melhorar o serviço de assistência aos pacientes de obstetrícia e traz um cunho de proteção social amplo, além de uma eficácia de extrema relevância às pacientes que necessitam”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Taciano Diniz.

Ainda de acordo com a matéria, a unificação do acesso aos leitos será destinada tanto às mulheres em trabalho parto consideradas de alto risco, como a de risco habitual. “A criação de Fila Única, regulará a assistência obstétrica, diminuindo a superlotação dos equipamentos públicos e garantindo um melhor fluxo dessas pacientes”, justificou Cida.

Prevenção ao suicídio

Os deputados aprovaram ainda o Projeto de Lei 1528/2020, de autoria de Cabo Gilberto, que propõe a criação de um programa de prevenção ao suicídio e promoção do direito aos serviços de saúde mental dos portadores de HIV/Aids. De acordo com o deputado autor do projeto, a iniciativa tem como finalidade “ampliar a conscientização sobre o tema, capacitar cidadãos a identificar, entre pessoas vivendo com HIV/AIDS, os primeiros sintomas presentes nos quadros de sofrimento ou transtornos psíquicos que possam conduzir ao suicídio e/ou a sua tentativa, garantindo o direito ao acompanhamento em saúde mental e à prevenção ao suicídio”.

Pesquisa com cannabis

Os membros da comissão aprovaram também o PL 1920/2020, da deputada Estela Bezerra, que trata do incentivo às pesquisas científicas com a Cannabis Medicinal. O objetivo é difundir informações, apoio e suporte técnico institucional para pacientes que utilizam a Cannabis Medicinal, além da produção de pesquisas científicas direcionadas aos casos autorizados pela Anvisa. A ampliação de estudos com a cannabis, segundo a matéria, irá proteger, preservar e ampliar a saúde pública da população minimizando riscos e danos associados a tratamentos, assim como,  informar sobre seus efeitos terapêuticos pertinentes a determinadas patologias.

Ao todo, 44 projetos de lei foram aprovados na reunião da comissão.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe