Categorias: Saúde

CMJP aprova projeto que prevê assistência psicopedagógica às crianças com autismo

PUBLICIDADE

 A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (20), o Projeto de Lei Municipal que prevê assistência psicopedagógica às crianças com Transtorno do Espectro Autista nas escolas da rede privada da cidade. O projeto, de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM), segue agora para avaliação do Poder Executivo, que pode sancionar ou vetar a matéria.

 

Pelo projeto aprovado, as instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Capital deverão contar com profissionais habilitados para prestar assistência nas dependências da instituição durante o período escolar, sem qualquer aumento nos valores das mensalidades dos alunos beneficiados. O objetivo é diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, além de acompanhar os alunos disgnosticados com autismo.

 

Um Projeto de Indicação também foi encaminhado ao prefeito Luciano Cartaxo (PT) no que se refere à contratação de profissionais psicopedagógicos nas escolas públicas. “Estamos satisfeitos com a aprovação da matéria porque acreditamos que isso vai ajudar muito as famílias de crianças autistas. Esperamos, agora, que o prefeito estenda o direito às famílias que possuem filhos matriculados da rede pública de ensino”, comemorou o vereador Lucas de Brito.

 

Apesar de não haver um registro oficial do número de pessoas autistas no Brasil, estima-se que possa chegar a 500 mil. Desde o ano passado, a Lei Federal nº 12.764/12 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e garantiu a inclusão dessas crianças nas classes comuns de ensino regular com direito a acompanhante especializado, o que ainda não é realizado em sua totalidade.

 

Emendas – Na quinta-feira os vereadores também aprovaram 127 emendas sugeridas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 165/2013) para o exercício financeiro do Município em 2014. Ao todo, foram apresentadas 127 emendas, sendo 126 do tipo aditiva e uma de texto. Desse conjunto de emendas apresentadas, 90 foram individuais, ou seja, sugeridas pelos parlamentares, e 37 provenientes das Comissões Permanentes da Casa Napoleão Laureano.
O vereador Lucas de Brito apresentou as cinco emendas permitidas por cada parlamentar e outras quatro por meio de Comissões da Casa. Entre as proposições apresentadas, as que pedem a construção, ampliação, reforma e recuperação das unidades escolares; a modernização e melhoria das vias de acesso aos transportes de massa; e a manutenção dos serviços médicos ambulatoriais especializados de média e alta complexidade da rede própria, em João Pessoa.

 

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias foi encaminhado ao Poder Executivo e garantirá a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014 e do Plano Plurianual (PPA) relativo ao período 2014 a 2017.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sobe para 20 número de açudes sangrando na Paraíba; outros 80 estão em monitoramento pela Aesa

Atualmente, 20 açudes na Paraíba estão sangrando devido às fortes chuvas que atingiram o estado…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Azevêdo inaugura pavimentação de estradas em Arara, Serraria e Pilões

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (17), nos municípios de Arara, Serraria e Pilões,…

17 de maio de 2024

MPT-PB destina R$ 571 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 571.934,92 (quinhentos e setenta e um mil,…

17 de maio de 2024

Seinfra-JP alerta população para evitar jogar lixo nas ruas e evitar alagamentos

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou nos últimos dias…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024