Câmara Municipal de CG aprova Projeto de Dona Fátima que cria política para incentivar doação de órgãos, sangue e leite materno no município

Prestes a concluir o seu mandato na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), a vereadora Maria de Fátima Melo, Dona Fátima (PSB), teve dois relevantes projetos de sua autoria aprovados na Casa de Félix Araújo.

A propositura Dona Fátima, Institui a política de Conscientização e Incentivo da doação de sangue, órgãos, tecidos e leito materno ,denominada Promoção 3 D no âmbito do município de Campina Grande.

O projeto de Dona Fátima se fundamenta na política que visa desmistificar mitos, crenças, tabus e preconceitos nas doações de sangue, de órgãos e tecidos e de leite materno; incentivar as doações, fortalecendo os direitos humanos e a cidadania; e estimular campanhas, palestras e a interação entre unidades de saúde e a população, entre outros.

Entre as diretrizes da nova política está a promoção de parcerias com instituições especializadas em doações para a realização de palestras, oficinas e atividades educativas e a divulgação de material informativo para toda a sociedade.
Autora do projeto, Dona Fátima destaca a importância da doação de sangue e outros órgãos como gestos de solidariedade e amor ao próximo que visa salvar vidas.

Após a aprovação na CMCG, caberá ao Poder Executivo implementar o projeto e regulamentar a Lei em todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação.

DONA F

Dona Fátima agradeceu aos colegas vereadores e vereadoras pela aprovação de sua propositura e disse que espera que o prefeito Bruno Cunha Lima realmente cumpra a decisão do Poder Legislativo.

Dona Fátima também é autora do projeto que institui o Programa Municipal de Inserção Social do Idoso no âmbito de Campina Grande.

Embasado no disposto na Lei Federal n° 10.741, de 01 de outubro de 2.003 (Estatuto do Idoso), o projeto deve englobar aspectos relativos a demandas dos idosos, como acessibilidade a prédios públicos e espaços abertos; transporte; moradia; participação social; respeito e inclusão social; comunicação e informação; e apoio comunitário e serviços de saúde.

Graças a sua atuação, ela teve a sua votação ampliada no último pleito,mas não conseguiu a sua reeleição. Mesmo assim, ela garante que vai continuar com o seu trabalho, sempre na área da saúde buscando soluções para as principais demandas da população.

Redação com Assessoria
crédito: Reprodução/Freepik)

Últimas notícias

Sisu 2026: PB lidera ranking nacional e tem 72% dos estudantes da rede pública aprovados

 O estado da Paraíba alcançou o primeiro lugar no ranking nacional proporcional de aprovação no…

6 de fevereiro de 2026

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026