Categorias: Saúde

Cabedelo espera imunizar mais de 3 mil crianças contra o sarampo

PUBLICIDADE

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começou nesta segunda-feira (6). Todas as Unidades de Saúde estarão envolvidas na ação, que busca imunizar crianças menores de 5 anos.A expectativa é que Cabedelo vacine 3.778 crianças.

Para esta campanha, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) já recebeu 4.550 doses da vacina contra Pólio e 1.900 contra Sarampo.

O dia D da campanha acontece no próximo dia 18, com a utilização de dois postos móveis de vacinação: um no Supermercado Assis, no Centro, e outro no Supermercado Litoral, em Intermares.

“Nós estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e, de forma preventiva, realizando também outras ações, até por sermos uma cidade portuária e com grande fluxo de turistas. Já fizemos a vacinação dos funcionários do Porto e da rede hoteleira, criando uma barreira sanitária para impedir o avanço dessas doenças. Outro objetivo é melhorar o índice de cobertura que tem caído em todo o Brasil devido às campanhas negativas feitas na internet, que tem levado a muitos pais a não seguirem a rotina de vacinação dos filhos”, destacou o secretário de Saúde, Murilo Wagner Suassuna.

Parcerias – As Secretarias da Saúde e da Educação atuarão juntas na campanha de Vacinação contra o Sarampo. O acordo foi celebrado nesta quinta-feira (2), em uma reunião realizada no auditório da Seduc com os gestores de escolas e creches da rede municipal de ensino.

O objetivo do encontro foi mobilizar os gestores para que atuem junto aos pais dos alunos, conscientizando-os para a importância da imunização neste momento e, assim, reduzir os riscos de reintrodução do polivírus selvagem e dos vírus do sarampo, da rubéola e da caxumba.

Campanha – O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A imunização contra o sarampo é feito por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.

Quem deve ser vacinado – Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

“Já houve casos de sarampo no país, e na Venezuela, de onde estamos recebendo imigrantes, há casos de pólio; não podemos permitir a volta dessas doenças no ao Brasil”, pontuou a coordenadora da imunização na Sescab, Missânia Moreira.

PB Agora

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraibano Cícero Valdiran conquista bicampeonato mundial de Atletismo Paralímpico e João destaca: “Incentivo do Bolsa Esporte”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, celebrou a vitória do paratleta paraibano Cícero Valdiran, que…

18 de maio de 2024

Sousa perde para Santa Cruz-RN em partida marcada por pênalti controverso

Na tarde deste sábado (18), o Sousa sofreu sua segunda derrota em quatro jogos na…

18 de maio de 2024

Homem é detido ao tentar vender barco roubado de Ranniery Gomes ao próprio artista

Um homem foi preso ao tentar vender um barco roubado ao cantor e sanfoneiro Ranniery…

18 de maio de 2024

PM prende suspeito de participar de troca de tiros com policiais no Sertão da Paraíba

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de participar de uma troca de tiros com…

18 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

TCE recomenda suspensão de São João por cachês elevados, na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou a suspensão de todos os…

18 de maio de 2024