Por pbagora.com.br

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (28).

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que Pernambuco não registrou mortes nas últimas 24 horas. Na verdade, houve 12 óbitos. O texto foi corrigido às 22h25.)

O país registrou 499 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 158.480 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 432, a menor marca desde o dia 5 de maio, quando estava em 411. A variação foi de -13% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid, ou seja, quando não houve aumento ou queda significativa no período.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.469.755 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 28.852 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 24.158 por dia, uma variação de +20% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, indica aumento em relação aos últimos 14 dias, pelo segundo dia seguido.

Apenas três estados apresentam indicativo de alta de mortes: Santa Catarina, Amazonas e Amapá. Outros treze estados e o DF têm curvas que apontam queda.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. No AP, por exemplo, a média estava em 1 permaneceu em 1 no período de duas semanas, resultando em uma variação de +60%. No AM, que teve a maior variação (+62%), o número saltou de 11 para 17 mortes por dia. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Paraíba – A Paraíba tem 131.979 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quarta-feira (28). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 3.076 no estado desde o início da pandemia. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença.

Consórcio de Imprensa

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Morre médico que presidiu a Unimed Campina Grande

Morreu em Campina Grande, dr. Arlindo Carvalho do Nascimento, 77 anos, ocorrida neste domingo na Clínica Santa Clara. A morte foi informada pela Associação Médica de Campina Grande, Ele diplomou-se…

Covid-19: “Se decreto fosse cumprido, não estaríamos neste cenário”, diz Geraldo

Após o aumento de casos da civd-19 em toda a Paraíba, a população anda apreensiva com relação a possibilidade de um novo lockdown. O secretário de Saúde da Paraíba, médico…