Categorias: Saúde

1ª paciente grave de covid a ter alta no Hospital de Clínicas relembra recuperação

PUBLICIDADE

Era 3 de julho de 2020 quando Lúcia Cavalcante, de 52 anos, estava dando entrada no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, para se tratar da Covid-19. Com um quadro grave, piorado por conta de uma embolia pulmonar em decorrência da doença, ela precisou ser transferida de Picuí, onde mora, para o HC.

Foram quatro dias internada em tratamento, até receber a notícia de que podia voltar para casa. Lúcia foi a primeira paciente a receber alta médica no Hospital de Clínicas, no dia 7 de julho. Ali começavam centenas de histórias de lutas, medos, angústias, superação e vitórias, tanto dos pacientes, quanto dos profissionais.

Mal saiu do hospital, Lúcia já tinha que ser forte de novo. No dia seguinte à sua alta, era o marido dela, o fisioterapeuta Fernando Freitas, de 63 anos, quem precisava de tratamento contra a doença. “Quando eu cheguei em casa que me deparei com meu esposo bem ruim, eu disse: eu quero que ele vá para o HC, porque lá eu fui muito bem atendida” contou.

De fato, Fernando também foi levado para o Hospital de Clínicas, onde precisou ficar na UTI. Depois de passar quatro dias internado, se recuperou e pôde voltar para casa, como acreditava Lúcia.

Hoje, recuperada e imunizada com a primeira dose, Lúcia lembra do dia em que chegou no HC. “Quando abriu a porta da ambulância, que eu vi os profissionais me esperando, eles pareciam anjos”, contou.

Ao deixar o hospital, o que mais marcou a passagem da paciente pelo centro de saúde foi o tratamento humanizado. “No Hospital de Clínicas eu encontrei um atendimento muito humanizado e de muita competência dos profissionais, muita dedicação, do auxiliar de limpeza ao médico. É um hospital que valoriza a vida, o HC é isso”, recorda. Agora ela segue o sonho de se formar em fisioterapia, curso que está prestes a concluir.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Dr Thyago Morais, a humanização do tratamento adotado no local é a maior referência entre pacientes e familiares. “Virou nossa marca registrada o trabalho que é desenvolvido aqui. Por isso cada alta é como se fosse alguém da nossa família”, explicou

Em um ano de funcionamento, a unidade já registrou mais de 1.300 altas e 1760 atendimentos. “Nossos números são positivos, mas nosso desejo é que em breve, esses leitos não estejam mais ocupados com nenhum paciente Covid-19, que as pessoas estejam imunizadas e mais ninguém morra vítima da doença”, relatou Dr Jhony Bezerra, diretor-geral do HC.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Cinquenta e sete postos de combustíveis de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Polícia Militar frustra criminosos, apreende armas de fogo e recupera veículos na grande JP

A Polícia Militar frustrou uma ação de criminosos que vinham cometendo assaltos no litoral norte…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024