MPPB abre investigação contra Hapvida por entrega precária de resultados de mamografia

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Estado da Paraíba, através da Promotoria de Justiça de João Pessoa – Consumidor, instaurou no mês de agosto deste ano um Inquérito Civil contra o Plano de Saúde Hapvida. O objetivo do inquérito é apurar problemas relacionados a exames de mamografia realizados por este plano de saúde no estado da Paraíba.

O caso teve origem em uma reunião com a médica mastologista, presidente da ONG Amigos do Peito, que relatou problemas relacionados a exames de mamografia realizados por planos de saúde na Paraíba, com destaque para as questões envolvendo o Plano de Saúde Hapvida. Segundo o relato, os resultados dos exames mamográficos são entregues em papel acompanhado de DVD/CD, porém, as películas essenciais para a correta interpretação da imagem são entregues somente às pacientes que apresentarem laudo médico justificado em até 15 dias.

Essa prática dificulta a leitura precisa das imagens, uma vez que demanda monitores especiais de alta resolução para visualização adequada. Considerando que os serviços de saúde prestados pelos planos de saúde estão sujeitos ao Código de Defesa do Consumidor, o Ministério Público ressaltou que é dever dessas empresas garantir a proteção da vida, saúde e segurança dos usuários, conforme estabelecido pelo artigo 6º, inciso I, desse código.

O Código de Defesa do Consumidor também estabelece no artigo 14 que os fornecedores de serviços são responsáveis pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos na prestação dos serviços, independentemente da existência de culpa. A insegurança gerada por possíveis irregularidades nos serviços prestados pela empresa configura uma prestação de serviço defeituoso, conforme citado no artigo 14, §1º do CDC.

Além disso, a portaria faz referência ao artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê sanções administrativas, como multas, suspensão temporária de atividades e outras medidas, para as infrações às normas de defesa do consumidor.

Diante dessas considerações, a Promotora de Justiça responsável pelo caso determinou a instauração do Inquérito Civil e emitiu notificação ao Plano de Saúde Hapvida para, em um prazo de cinco dias, informasse à rede credenciada em João Pessoa para a realização de exames de mamografia, Raio-X, Tomografia, Ultrassom e Endoscopia. Além disso, questionou se em todos os locais existe a necessidade do consumidor preencher um formulário para receber as películas/imagens impressas dos resultados dos exames indicados.

Confira o documento:

001.2023.008722-Portaria de instauração de PP_IC nº 32_45° PJ – João Pessoa_2023-Portaria de instauração de PP_IC-2023-0001186205

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464