O secretário de Saúde da Paraíba, médico Geraldo Medeiros detalhou, durante entrevista à Rádio Correio FM na tarde desta quarta-feira (06), a situação do estado com relação à covid-19, o planejamento de vacinação e as expectativas acerca do novo normal.
De acordo com o secretário deverá haver um controle rígido do processo de vacinação e com relação à quantidade de seringas e agulhas necessárias para a aplicação das mesmas, já que o governo federal decidiu suspender a compra dos insumos por alta nos preços, Geraldo tranquilizou a população informando que cada estado brasileiro possui estoque para conseguir iniciar esse primeiro lote de vacinas que chegará ao país.
“O controle será rígido, o governo federal negociou a compra de 2 milhões de doses para os profissionais de saúde que deverão chegar provavelmente dia 17. Ainda ontem fizemos uma relação no grupo dos secretários de Saúde do país e praticamente todos os estados possuem seringas e agulhas para iniciar essa vacinação. O governo federal fez uma compra pequena, há essa dificuldade, mas acredito que com a proibição de exportação de seringas e agulhas juntamente com a mobilização nós teremos insumos disponíveis para o início da campanha de vacinação até porque ela será gradativa” explicou.
Com relação ao cronograma de vacinação e se haverá possibilidade da realização na Paraíba de grandes eventos, a exemplo do Maior São João do Mundo, o secretário pregou cautela e disse que caso a cronologia persista, em junho a maior parte da população paraibana ainda não estará imunizada.
“Se persistir essa cronologia de distribuição de vacina, no mês de junho ainda será um mês em que grandes eventos como o São João devem ser analisados do ponto de vista epidemiológico. Até lá teremos que analisar já que em junho nós teremos toda a população do Brasil de 18 até 59 sem estar imunizados. A realização de um evento como esse tem que ser analisado com cautela” pontuou.
PB Agora
Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…
Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…