Categorias: Saúde

Aids em idosos na Paraíba tem queda de 56% em 2018

PUBLICIDADE

Atualmente, carca de 35 milhões de pessoas vivem com o vírus do HIV em todo o mundo, segundo o relatório da Unaids, um programa conjunto das Nações Unidas para combate ao HIV e Aids. No Estado, desde 2016 cercade 90 idosos, entre homens e mulheres, foram diagnosticados com HIV e Aids, sendo certificado apenas uma morte em decorrência do vírus.

 

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, 14 casos foram notificados esse ano, apresentando uma queda de 56% comparada ao mesmo período do ano passado Responsável por atacar o sistema imunológico e deixar o corpo suscetível a inúmeras infecções, a Aids é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), transmitido durante o ato sexual e ainda sem cura. Nem todos os portadores do vírus desenvolvem a doença no decorrer da vida e, apesar do crescimento envolver jovens entre 14 e 29 anos, as taxas envolvendo idosos é preocupante, pois o vírus é ainda mais agressivo em um corpo mais debilitado.

 

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa é o órgão responsável por desenvolver políticas, programas e projetos que colaboram para a participação da pessoa idosa na família e na sociedade, principalmente orientações voltadas para a sexualidade nessa fase da vida.

 

A presidente do conselho, Nelsonete Gonçalves, afirma que o trabalho para conscientização e orientação dos idosos é feito regularmente, principalmente após o aumento significativo da doença na última década. No início do mês passado, em homenagem ao Outubro Rosa, foi realizado o simpósio contra o câncer de mama feminino e masculino, com orientações voltadas para os perigos da não utilização de preservativos a as consequências das doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus do HIV e a Aids.

 

“É muito difícil para a população idosa ter consciência sobre o uso do preservativo, principalmente para os homens que utilizam estimulantes sexuais. A campanha se torna ainda mais esquecida para as mulheres, visto que são consideradas assexuadas e inativas por não poderem gerar filhos, mas acontece que a maioria das transmissões ocorre quando os parceiros têm a relação desprotegida fora de casa e transmite para as esposas”, ressaltou.

 

Em todo o Estado – Em 2016, através da Secretaria de Saúde do Estado, o teste rápido para sífilis, HIV, hepatites B e C foi implantando em 223 municípios da Paraíba. O SAE – Serviço de Atenção Especializada faz a distribuição de medicamentos em unidades específicas para pessoas diagnosticadas e que estejam em tratamento, além disso, oferece serviços ambulatoriais disponíveis para toda a população.

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024