Categorias: Saúde

Acordo pode rever descredenciamento do IPP em João Pessoa

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba, através do Núcleo de Políticas Públicas, realizou na tarde de ontem (3) uma reunião com representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e do Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP) sobre a política de saúde mental no Estado e sobre o descredenciamento do hospital psiquiátrico.

Participaram da reunião o procurador de Justiça Valberto Lira, coordenador do Núcleo de Políticas Públicas, a 2ª promotora da Saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania e Direitos Fundamentais, promotora Elaine Alencar, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde, promotor Raniere Dantas, além de representantes do Conselho Estadual de Saúde.

Os representantes do IPP relataram que o hospital foi descredenciado em março pela Secretaria Municipal de Saúde, o que vai prejudicar quase 130 pacientes. Ele falaram ainda que casos de alta complexidade em saúde mental não podem ser tratados dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm).

Já os representantes da Secretaria de Saúde da Capital explicou que a medida não fecha o hospital de imediato mas os leitos serão fechados à medida que os pacientes forem tendo alta médica. A secretaria informou ainda que a medida foi tomada em atendimento a uma recomendação do Ministério Público Federal, que se baseou em relatórios de inspeção da vigilância sanitária e dos conselhos de classe. Os relatórios apontam diversas irregularidades no IPP.

Ao final, ficou acordado que a Secretaria de Saúde da Capital vai encaminhar, no prazo de 72 horas, todos os relatórios de inspeção realizada no instituto. O próprio IPP também vai encaminhar relatório próprio. A proposta é que seja feito um acordo, com prazos estabelecidos, para correção das irregularidades de forma a evitar o descredenciamento do serviço.

 

Ação civil

Uma ação civil pública já ajuizada pela 1ª promotora da Saúde da Capital, Maria das Graças Azevedo, na semana passada, para que o Município de joão Pessoa suspende imediatamente os efeitos de todos os atos voltados ao descredenciamento do Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP). A ação tramita na 2ª Vara de Fazenda Pública da Capital, sob o nº 0819321-78.2018.8.15.200.

 

Redação com MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024