Categorias: Saúde

A vida de quem sofre com esclerose na PB; vítima fala dos obstáculos

PUBLICIDADE

Ser diagnosticada com esclerose múltipla foi um baque na vida da dona de casa Hermínia Andrade, de 32 anos. Acostumada a trabalhar e ter um dia a dia normal, ela viu sua vida mudar totalmente ao ter que se aposentar e depender de terceiros para quase tudo. Hermínia é uma dos 520 pacientes atendidos no Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (Crem-PB), que funciona na sede da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa, e destaca a importância do Crem em sua recuperação.

 

Sexta-feira (01) foi lembrado o Dia Mundial das Doenças Raras, entre elas, a esclerose múltipla. A batalha da dona de casa contra o mal vem sendo travada há longos oito anos e tem sido árdua, com exercícios, medicamentos e muita vontade de se recuperar e voltar a ser independente. Ela relatou que obstáculos encontrados no caminho por um paciente com esclerose múltipla são muitos, mas apesar disso, tem muita esperança na cura.

 

Durante o tratamento, o quadro de Hermínia chegou a se complicar e houve um período em que não conseguia caminhar sozinha. “A principal dificuldade que tenho ainda é de locomoção. A perna direita não responde bem ao meu comando. Também sinto desequilíbrio. Não posso sair sozinha. Por isso, recentemente, tive uma mudança de medicação, e estamos esperando um efeito melhor”, disse Hermínia.

 

Ela considera o tratamento de extrema importância. Para ela, a existência a um centro público especializado e gratuito garante aos pacientes a possibilidade de uma melhor qualidade de vida. “A expectativa no futuro com o trabalho feito no Centro é muito boa”, enfatizou.

 

 

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024