Categorias: Saúde

15/02 – Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil: data serve para conscientizar população

PUBLICIDADE

 Neste sábado, 15 de fevereiro, é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. A data serve para despertar a conscientização da população sobre o problema e valoriza a luta das crianças para superar a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos cerca de 11 mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil.

 

Atualmente, a doença é a causa número 1 das mortes de pessoas nessa faixa etária. No entanto, o diagnóstico precoce pode ser a chave para reverter esse quadro. Por isso, os pais devem sempre estar atentos a quaisquer mudanças na saúde dos filhos, prestando atenção em alguns sintomas que podem estar associados ao câncer. Alguns deles são palidez, manchas roxas sem relação com machucados, febre, dor abdominal e urina com sangue, entre outros.

 

Se ocorrer surgimento desses e de outros sintomas incomuns, é fundamental a consulta e acompanhamento do pediatra. Já no caso de confirmação da doença, o acompanhamento médico para o tratamento adequado do câncer é fundamental. Além disso, o cuidado psicológico não pode deixar de existir, tanto para as crianças quanto para os pais, para que todos lidem com a situação da melhor maneira possível.

 

Além do apoio médico e psicológico, várias instituições abraçaram a causa com o intuito de melhorar a vida dessas crianças. Uma delas é o Instituto Ronald McDonald, uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casa Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

 

As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Só no ano passado, a instituição arrecadou de R$ 31 milhões em campanhas e eventos promovidos durante todo o ano. “Em 2013, conseguimos superar nossa expectativa, mas em 2014 queremos mais. Ainda há muitos projetos relevantes que queremos apoiar e, quanto mais recursos, maiores as chances de cura dos nossos beneficiados”, comemora Francisco Neves, superintendente do Instituto.

 

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB Agora/Datavox divulga neste sábado (21) números da corrida eleitoral para a cidade de Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará neste sábado (21) os…

20 de setembro de 2024

João Pessoa vai ganhar 128 novas moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida

O Ministério das Cidades anunciou nesta quinta-feira (19) a autorização para a construção de 128…

20 de setembro de 2024

R$ 4 milhões arrecadados para construir casas na Angola vão parar em ONGs de bicheiro no Sertão da Paraíba

Uma apuração do site The Intercept Brasil revelou que mais de R$ 4 milhões arrecadados…

20 de setembro de 2024

DADO PREOCUPANTE: Suicídio entre policiais tem aumento de 26,2%; projeto propõe Observatório na PB

O Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio, traz alerta para…

20 de setembro de 2024

Filha defende Raíssa Lacerda após prisão em operação da PF: “Isso é perseguição, minha mãe é inocente”

Maria Vitória Lacerda, filha da vereadora de João Pessoa Raíssa Lacerda (PSB), usou as redes…

20 de setembro de 2024

EXCLUSIVO: Dono de rede de supermercados seria proprietário do dinheiro apreendido pela PF em avião em Catolé do Rocha

Uma nova reviravolta surge no caso da apreensão de um avião com R$ 100 mil…

20 de setembro de 2024