Categorias: Política

WF crê em solução sobre fechamento de postos da Conab

PUBLICIDADE

O deputado federal Wilson Filho (PMDB) está otimista para uma resposta positiva da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobre o fechamento de três unidades da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Salvatti está em João Pessoa onde participa nesta sexta-feira (13), de encontro com prefeitos e secretários municipais paraibanos.

Na última quarta-feira (11), Wilson Filho e parlamentares que integram a Bancada Federal se reuniram com a ministra, em Brasília, e ela confirmou ao peemedebista que vai trazer durante o evento na Capital paraibana alguma solução para o problema.

“Estou esperançoso para que a ministra traga uma solução para o problema da Conba. Estive com Ideli Salvatti, explanei a ela a situação do Sertão paraibano com a seca e as consequências nocivas que trará com o fechamento definitivo das unidades da Conab em Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga”, disse Wilson Filho, acrescentando que vem encampando a luta para reverter à situação do encerramento das atividades dos polos da Companhia.

Durante a entrevista em João Pessoa, a ministra revelou que o fechamento dos armazéns no Sertão foi provocado por corte de recursos federais. “A presidente vem fazendo ajustes e foi necessário fazer alguns cortes. Porém, vamos tentar reverter à situação para amenizar o sofrimento dos sertanejos”, comentou Ideli Salvatti.

A informação do corte de verba foi ratificada pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Medeiros. “Estive em reunião como presidente e ele me explicou que o problema é financeiro, houve corte de recursos federais. Mas, durante o contato passei em detalhes a situação atual da agricultura, dos animais e do povo que está sofrendo com a ausência da água. A desativação dessas unidades de Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga só pioraria a situação”, disse Wilson Filho.

Com o encerramento das unidades nas três cidades, os agricultores terão que se deslocar até o armazém de Patos para comprar os produtos. Com o encerramento da Conab em Sousa, agricultores de 24 municípios ficaram prejudicados. “Não podemos regredir nos direitos dos agricultores, ao invés de avançar. Milhares de agricultores ficaram prejudicados e muitos deles que não têm condição de deslocamento não terão como chegar até Patos para adquirir os produtos”, comentou o deputado federal.

O deputado revelou que vem recebendo constantes ligações de vereadores e lideranças comunitárias preocupados com o encerramento das atividades da Conab nas três cidades paraibanas. “A situação é preocupante e vamos tentar barrar que postos da Conab sejam fechados no Sertão paraibano. A notícia tem se alastrado no interior e pequenos agricultores estão assustados com o possível fechamento das unidades”, disse Wilson Filho.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024