Categorias: Política

Voz Ativa permite que o eleitor encontre um candidato “par perfeito”

PUBLICIDADE

Ajudar os eleitores na escolha dos cargos do Legislativo. Eis o propósito central de Voz Ativa, plataforma criada pela rede Advocacy, grupo de 30 Organizações da Sociedade Civil, para promover um “match” eleitoral entre cidadãos e candidatos.

O idealizador do projeto, Saulo Porto, explica que a “tinderização” da política – encontrar um candidato “par ideal” que mais compartilhe ideias e visões parecidas com a sua – é uma tendência mundial. “É uma ferramenta para conscientização do voto”, diz Saulo.

Depois de responder a um questionário com 46 perguntas, divididas em cinco eixos temáticos, o eleitor tem acesso aos candidatos que mais têm afinidades com as suas escolhas. O mecanismo é semelhante ao do Tinder, aplicativo de paquera que conecta pessoas que compartilhem interesses semelhantes.

O questionário pode ser respondido em oito minutos. A plataforma já atingiu 100 mil acessos. “O principal propósito da plataforma é inverter a lógica da política existente no mundo”, explica Saulo.

Ainda segundo o fundador, os candidatos sempre podem escolher quais temas vão falar durante a campanha e propaganda eleitoral. E, para inverter o jogo, o grupo criou os eixos temáticos com assuntos de interesse da sociedade a serem transformados em perguntas aos candidatos. Em seguida, os eleitores respondem as mesmas questões que os candidatos e, ao final, o Voz Ativa divulga um conteúdo com a lista dos “matchs".

Pluralidade

Os temas são meio ambiente, direitos humanos, integridade e transparência – este, relacionado às ações de combate à corrupção – e nova economia, com um novo modelo de se pensar a atividade econômica – por exemplo, empresas que contribuem para o desenvolvimento sócio ambiental. Além disso, foi criado um quinto eixo, chamado “transversal”, que trata de temas como reforma da Previdência e pautas que podem ser votadas no Congresso.

Para coletar as informações necessárias, a equipe da Rede Advocacy entrou em contato com todas as candidaturas e partidos. Até o momento, dos mais de 8 mil candidatos à Câmara dos Deputados, cerca de 1.600 responderam ao questionário.

A plataforma tem principais três funcionalidades, acrescenta Saulo. Além do “match” eleitoral, ela reúne as informações de projetos de lei relacionados aos cinco eixos temáticos, bem como o voto dos candidatos que já foram parlamentares em cada um desses projetos. Também é exibido o histórico eleitoral de todos os candidatos que já concorreram em alguma eleição. Dessa forma, é possível explorar mais informações sobre os postulantes.

Futuro

Para o idealizador do projeto, a Voz Ativa não vai terminar na eleição. O objetivo é manter a ferramenta ativa e acompanhar o trabalho dos parlamentares eleitos.

Saulo Porto reconhece ainda ser difícil manter o interesse da população ativo após as eleições.  Mas ele diz também que, a partir da disseminação de temas de interesse público, o grupo vai conseguir fazer o monitoramento dos parlamentares.

“A gente vai usar a própria pauta do legislativo que impacta a sociedade para que o cidadão possa seguir o deputado”, explica Saulo.

Caso a reforma da Previdência seja pautada, por exemplo, a plataforma vai disponibilizar as repostas dadas pelos candidatos durante a campanha e mostrar se ele está seguindo as mesmas direções anteriormente manifestadas.

 

Redação 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024