A Paraíba o tempo todo  |

Voz Ativa permite que o eleitor encontre um candidato “par perfeito”

Ajudar os eleitores na escolha dos cargos do Legislativo. Eis o propósito central de Voz Ativa, plataforma criada pela rede Advocacy, grupo de 30 Organizações da Sociedade Civil, para promover um “match” eleitoral entre cidadãos e candidatos.

O idealizador do projeto, Saulo Porto, explica que a “tinderização” da política – encontrar um candidato “par ideal” que mais compartilhe ideias e visões parecidas com a sua – é uma tendência mundial. “É uma ferramenta para conscientização do voto”, diz Saulo.

Depois de responder a um questionário com 46 perguntas, divididas em cinco eixos temáticos, o eleitor tem acesso aos candidatos que mais têm afinidades com as suas escolhas. O mecanismo é semelhante ao do Tinder, aplicativo de paquera que conecta pessoas que compartilhem interesses semelhantes.

O questionário pode ser respondido em oito minutos. A plataforma já atingiu 100 mil acessos. “O principal propósito da plataforma é inverter a lógica da política existente no mundo”, explica Saulo.

Ainda segundo o fundador, os candidatos sempre podem escolher quais temas vão falar durante a campanha e propaganda eleitoral. E, para inverter o jogo, o grupo criou os eixos temáticos com assuntos de interesse da sociedade a serem transformados em perguntas aos candidatos. Em seguida, os eleitores respondem as mesmas questões que os candidatos e, ao final, o Voz Ativa divulga um conteúdo com a lista dos “matchs".

Pluralidade

Os temas são meio ambiente, direitos humanos, integridade e transparência – este, relacionado às ações de combate à corrupção – e nova economia, com um novo modelo de se pensar a atividade econômica – por exemplo, empresas que contribuem para o desenvolvimento sócio ambiental. Além disso, foi criado um quinto eixo, chamado “transversal”, que trata de temas como reforma da Previdência e pautas que podem ser votadas no Congresso.

Para coletar as informações necessárias, a equipe da Rede Advocacy entrou em contato com todas as candidaturas e partidos. Até o momento, dos mais de 8 mil candidatos à Câmara dos Deputados, cerca de 1.600 responderam ao questionário.

A plataforma tem principais três funcionalidades, acrescenta Saulo. Além do “match” eleitoral, ela reúne as informações de projetos de lei relacionados aos cinco eixos temáticos, bem como o voto dos candidatos que já foram parlamentares em cada um desses projetos. Também é exibido o histórico eleitoral de todos os candidatos que já concorreram em alguma eleição. Dessa forma, é possível explorar mais informações sobre os postulantes.

Futuro

Para o idealizador do projeto, a Voz Ativa não vai terminar na eleição. O objetivo é manter a ferramenta ativa e acompanhar o trabalho dos parlamentares eleitos.

Saulo Porto reconhece ainda ser difícil manter o interesse da população ativo após as eleições.  Mas ele diz também que, a partir da disseminação de temas de interesse público, o grupo vai conseguir fazer o monitoramento dos parlamentares.

“A gente vai usar a própria pauta do legislativo que impacta a sociedade para que o cidadão possa seguir o deputado”, explica Saulo.

Caso a reforma da Previdência seja pautada, por exemplo, a plataforma vai disponibilizar as repostas dadas pelos candidatos durante a campanha e mostrar se ele está seguindo as mesmas direções anteriormente manifestadas.

 

Redação 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe