Senador Vital do Rêgo comemora avanço de movimentos democráticos no mundo árabe
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) manifestou, em discurso no plenário do Senado, sua satisfação com a disseminação de manifestações populares no mundo árabe por liberdades políticas e justiça social. Ele considerou legítimas as aspirações dos povos árabes, “cansados de ver desrespeitado seu direito à opinião, à livre manifestação e ao contraditório”, disse.
“O que entendo estar acontecendo é uma nova expansão da consciência democrática e libertária pelo mundo, notadamente nas regiões onde a liberdade de expressão sempre teve um grande déficit”, disse Vital do Rego, segundo reportagem da Agência Senado de Notícias.
Vital salientou o papel, nos movimentos populares no mundo árabe – que chamou de “corrente pró-democracia” – dos novos meios de comunicação instantânea, como a internet e suas redes sociais que, conforme disse, “fizeram a liga das aspirações da juventude oprimida por regimes autoritários”.
O parlamentar disse ainda que os Estados Unidos, que sempre apoiaram na região regimes que, “com mão-de-ferro e controle absoluto das instituições, mantiveram radicais fundamentalistas fora do poder”, deverão de agora em diante modificar sua estratégia para a região.
“O apoio incondicional (dos EUA) aos regimes autoritários, nesse sentido, não encontra mais guarida na opinião publica e na comunidade internacional”, finalizou Vital do Rego.
Assessoria
