Categorias: Política

Vital indica senador do PP para relatar recursos sobre a CPI da Petrobras

PUBLICIDADE

 O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), escolheu o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) para relatar os recursos que questionam a abrangência da CPI da Petrobras, informa o jornal O Estado de São Paulo.
A comissão vai se reunir extraordinariamente na terça-feira para apreciar as questões de ordem apresentadas por base e oposição sobre a comissão.
A expectativa é que o plenário da Casa decida no dia seguinte ao encontro da CCJ o destino da CPIs.

Depois de presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito do “Cachoeira” no Congresso Nacional, e relatar importantes projetos no Senado, está nas mãos do senador paraibano Vital do Rêgo, dá andamento na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania, as propostas que tratam da criação da CPI da Petrobrás.

Isso porque, com a decisão do presidente Renan Calheiros de rejeitar questões de ordem do governo e da oposição, na prática, o Senado deve ter uma única CPI para investigar, ao mesmo tempo, denúncias envolvendo a Petrobras e contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. 

Vital do Rêgo que preside o colegiado, recebeu na tarde da última desta quinta-feira (03) do presidente do Senado, Renan Calheiros, o pedido formal para que a Comissão de Constituição Justiça e Cidadania analise sua posição contrária às questões de ordem relacionadas à criação de CPIs para investigar a Petrobras. De pronto, senador Vital marcou para a próxima terça-feira (8) a reunião para analisar a matéria.

Na condição de presidente da CCJ, Vital se comprometeu junto ao presidente do Senado, dá total celeridade para que a matéria seja analisada na comissão. Ele observou que caberá aos senadores membros da comissão, analisar todas as questões relacionadas à criação de CPIs para investigar a Petrobrás.
 

No Senado, a Mesa já resolveu, será apenas uma única CPI. Já são quatro os requerimentos de criação de CPIs protocolados nos últimos dias sendo dois no Senado e dois no Congresso. Os pedidos iniciais foram feitos pela oposição, com objetivo de investigar apenas denúncias envolvendo a Petrobras, como a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes endossa possível chega de Romero à base governista: “Um quadro excepcional”

O líder da bancada do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Fábio Ramalho e Romero se reúnem nesta sexta-feira e podem definir alinhamento sobre 2024 em CG

Na próxima sexta-feira (17), o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, e…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão,…

15 de maio de 2024

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o…

15 de maio de 2024