Categorias: Política

Vídeo: Maia apoia Greenwald e critica vazamento de dados por parte do governo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se pronunciou a favor do jornalista Glenn Greenwald nesta terça-feira (30/7). Em vídeo, transmitido durante ato de apoio ao jornalista do site The Intercept, organizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiroa, Maia rejeitou a ideia de que Greenwald tenha cometido crime e, ao mesmo tempo, criticou indiretamente a divulgação de nomes dos hackeados pelos suspeitos presos na Operação Spoofing, da Polícia Federal.

“Um hacker que consegue de forma ilegal dados de pessoas, isso precisa ser investigado, descoberto e punido. Por outro lado, um agente público que vaza informações sigilosas, que estão sob seu comando, também comete crime”, disse Maia. “Todos os dois, que passam informações para a sociedade para que tenhamos mais transparência, como muitos defenderam nos últimos cinco anos, estão cometendo atos ilícitos”, completou.

Rodrigo Maia, no entanto, ressaltou que, ao divulgar tais conteúdos, um jornalista não comete crime. “Um agente público com informação sigilosa entregou a um meio de comunicação e ele (o meio) deu divulgação, ele (o agente público) está protegido pelo sigilo, que é um direito democrático no nosso país”, afirmou. “Não é pelo Glenn, mas a favor da nossa liberdade de expressão”, finalizou, sob gritos dos presentes.

O parlamentar já tinha se queixado antes da divulgação dos depoimentos dos acusados de hackear telefones de autoridades, mesmo com a investigação correndo em sigilo. Nas informações divulgadas, constam que, além do ministro da Justiça, Sergio Moro, também também teriam sido invadidos telefones do próprio Maia e de outras autoridades, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); ministros de tribunais superiores; e até o presidente Jair Bolsonaro.

Mais tarde, o deputado usou o Twitter para voltar ao assunto. “Sou a favor da liberdade de imprensa em qualquer circunstância e defendo o sigilo da fonte. Isso está assegurado na nossa Constituição”, escreveu.

 

Veja o vídeo:

Redação com Correio Braziliense

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026