Categorias: Política

Vereadores da CMCG articulam antecipação de eleição da Mesa

PUBLICIDADE

 Vereadores de Campina Grande querem antecipar as eleições para a Mesa Diretora com vistas ao biênio 2015-2016. O atual Regimento Interno do Parlamento campinense prevê o pleito para dezembro deste ano, mas os parlamentares querem mudar o calendário para este semestre.

As discussões em plenário vão ocorrer a partir do dia 20 deste mês, quando tem início o período ordinário. De olho na cadeira hoje ocupada pelo vereador Nelson Gomes (PRP), alguns vereadores já começam a manifestar o desejo de presidir o Legislativo Campinense. O vereador Hércules Lafite (PSC), por exemplo, declarou que seria uma honra suceder Nelson, mas uma missão difícil.

O vereador Lula Cabral (PRB) explicou que a preocupação é evitar que a próxima eleição da Mesa seja influenciada pelo resultado do pleito de outubro de 2014, quando vários vereadores vão concorrer à reeleição.

“Sabemos que vários vereadores serão candidatos a deputado. Se perderem, vão querer pressionar para disputar a presidência da Câmara em dezembro deste ano. Por outro lado, um suplente pode assumir em definitivo com a eleição de um vereador para Assembleia e também querer o cargo de presidente do Legislativo. Por isso, é importante esta antecipação”, justificou o vereador Lula Cabral.

O vereador Hércules Lafite também é a favor da antecipação, mas explicou para a necessidade de a maioria subscrever a proposta de antecipação. “Para antecipar a eleição, é necessário alterar o Regimento Interno da Câmara Municipal por meio de uma emenda. São necessários 16 votos (2/3) dos 23 do plenário”, ressaltou Lafite, que é cotado para disputar a presidência da CMCG.

Também integram o grupo que defende a antecipação da eleição os vereadores Marinaldo Cardoso (PRB), Saulo Noronha (DEM), Alexandre do Sindicato (Pros), Vaninho Aragão (DEM) e Murilo Galdino (PSB), entre outros.

Cautela – Para o atual presidente pelo terceiro mandato consecutivo, o vereador Nelson Gomes Filho (PRP) acha prematura a discussão sobre a antecipação das eleições para a Mesa Diretora. No seu entendimento, o ideal é cumprir o atual Regimento e realizar o pleito em dezembro sem atropelos. “No meu entendimento, deve-se cumprir o atual regimento até porque não acredito que haverá contaminação do processo eleitoral para deputado ou outro cargo na escolha da nova Mesa Diretora”, explicou.

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo trata desincompatibilização de secretários como natural e diz esperar prazo final para possíveis mudanças

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou nesta terça-feira (14) sobre a desincompatibilização de secretários…

14 de maio de 2024

Farpas: Jhony Bezerra acusa Bruno de rejeitar convênios e de desprezar necessidades básicas a população em CG

Em entrevista ao programa Frente a Frente na noite de ontem, na TV Arpuan, o…

14 de maio de 2024

Ex-presidenciável, padre Kelmon admite apoiar Queiroga para PMJP: “Vou procurá-lo”

Na corrida eleitoral de João Pessoa deste ano, o ex-candidato à presidência da República, Padre…

14 de maio de 2024

João reforça prazo para anúncio do grupo para PMCG e adianta que não está esperando por Romero

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou nesta terça-feira (14) sobre a expectativa em torno…

14 de maio de 2024

Galdino anuncia venda da folha de pagamento da ALPB para a Caixa; dinheiro será utilizado para a construção da nova sede

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), anunciou que a Caixa…

14 de maio de 2024

Líder do Republicanos em CG, Murilo Galdino aguarda decisão de Romero e da oposição para definir espaço em CG

O deputado federal Murilo Galdino, que preside o diretório do Republicanos em Campina Grande, afirmou…

14 de maio de 2024