Foto: Reprodução/CMJP
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (06), a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) propôs uma solução alternativa ao pedido de alteração de nomes de ruas e bairros que homenageiam figuras da Ditadura Militar. Em vez de mudar os nomes, a vereadora sugeriu a instalação de placas educativas que contextualizem o período histórico representado, promovendo a conscientização sem a necessidade de mudanças formais.
A proposta de Eliza Virgínia se deu em resposta a um pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que solicitou medidas para alterar os nomes de vias e bairros em João Pessoa que reverenciam ditadores do período militar, como os bairros Castelo Branco e Valentina de Figueiredo. De acordo com o MPPB, essas figuras são apontadas como responsáveis por graves violações de direitos humanos, conforme os relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba.
Em sua fala, a vereadora destacou que a mudança de nomes poderia ser vista como uma tentativa de “apagar e reescrever o passado”, em vez de reconhecer e aprender com ele.
“Pode ser interpretado como uma tentativa de apagar e reescrever o passado em vez de reconhecer e aprender com ele. Poderia implementar medidas educativas como instalação de placas informativas que contextualizem o histórico do nome da rua promovendo a conscientizado sem a necessidade de alterações formais”, sugeriu Eliza Virgínia.
A proposta gerou discussões no plenário, com alguns vereadores demonstrando apoio à medida educativa, enquanto outros defenderam a alteração dos nomes como forma de reparar injustiças históricas. O Ministério Público segue cobrando ações do município, com base na recomendação das comissões da verdade.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…