Categorias: Política

Vereador Bira desmente João Azevedo sobre Orçamento

 A penúltima audiência pública para discutir a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a revisão do Plano Plurianual (PPA), para o exercício financeiro do Executivo Municipal de 2016, foi realizada nesta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de João Pessoa. Na ocasião, o vereador Ubiratan Pereira – Bira (PSD), além de fazer seus questionamentos sobre a peça orçamentária, para brevemente elaborar as suas emendas parlamentares à LOA 2016, ele aproveitou a presença de auxiliares municipais para pedir alguns esclarecimentos.

Um dos pedidos de esclarecimentos do parlamentar, na oportunidade, foi direcionado ao secretário municipal de Finanças, Brunno Sitônio, sobre insinuações feitas pelo secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo, sobre o valor dos recursos que serão destinados ao Gabinete do Prefeito (Gapre) da Capital.

Ao longo das discussões em plenário, o secretário Brunno Sitônio confirmou ao vereador Bira e aos demais parlamentares e populares presentes, que o valor previsto para o custeio do Gapre em 2016, não só está dentro do esperado, como inclusive é menor do que o utilizado em gestões passadas. Ele inclusive comparou que em 2010, gestão de Ricardo Coutinho como prefeito de João Pessoa, e mesmo período em que João Azevedo era seu secretário de Infraestrutura, o orçamento do Gapre foi de R$ 8.856.835,00, enquanto que agora para 2016, na gestão de Luciano Cartaxo, mesmo com a inflação e o incremento de subpastas no mesmo gabinete, o valor previsto na LOA é inferior, ou seja, de R$ 8.287.690,00.

“Se fizermos uma breve análise do orçamento do Grape, o valor previsto para 2016 está inclusive 7% menor em comparação ao de pelo menos seis anos atrás, quando o próprio partido de João Azevedo governava o município. E é válido ainda lembrar que nesse mesmo percentual reduzido não foi colocado a inflação desse período e que ainda houve a inclusão de subpastas criadas na gestão atual, que são custeadas pelo Gapre, como a Coordenadoria de Promoção da Cidadania LGBT e de Igualdade Racial e a Secretaria Governamental em Brasília”, informou Brunno Sitônio.

Diante do esclarecimento do secretário, o vereador Bira inclusive criticou a postura “incoerente” de João Azevedo, que como pré-candidato a prefeito da Capital pelo PSB no próximo ano, tenta a todo custo macular as ações e proposituras do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). “Isso tudo só demonstra uma grande incoerência por parte de João Azevedo, no ele diz e no que ele fez e participou na gestão municipal em que ele mesmo foi secretário”, alfinetou Bira.

Na oportunidade, o vereador ainda criticou outro ponto insinuado por João Azevedo, sobre o suposto não uso, por parte da Prefeitura, do Orçamento Participativo para elaboração da LOA 2016. Esse questionamento de Bira também foi esclarecido pelo titular de Finanças do Municipal durante a sessão.

“Infelizmente o pré-candidato de oposição, mais uma vez falta com a verdade, uma vez que a própria população pessoense é testemunha de que ao longo de todo o ano de 2015, a prefeitura tem realizado várias audiências públicas, em diversos bairros da Capital, para que todos tenham voz na construção das prioridades orçamentárias de João Pessoa”, enfatizou Bira.

E finalmente, para que seja descartada qualquer dúvida sobre os pontos levantados pela oposição e devidamente esclarecidos pela administração municipal, Bira inclusive pediu ao secretário de Finanças da Capital que encaminhasse ao seu gabinete, cópia desses dados municipais citados, que comprovam que as insinuações feitas por João Azevedo à peça orçamentária de 2016 da Prefeitura da Capital, não condizem com realidade dos fatos.

 


Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

Desfiles de ala ursas e maracatus animam Carnaval Tradição nesta segunda-feira

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa desta segunda-feira (16) movimentam a cidade com…

16 de fevereiro de 2026

Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não…

16 de fevereiro de 2026

Abono salarial PIS/Pasep inicia 1º pagamento; saiba se vai receber

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa nesta segunda-feira (16).…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026