Categorias: Política

Veneziano lamenta decisão de Bolsonaro de reter recursos da transposição 

PUBLICIDADE

Em pronunciamento na Tribuna do Senado, o Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) repudiou a postura do Governo Federal de descumprir um compromisso com o governador João Azevedo (PSB), e cancelar os recursos destinados à retomada das obras da barragem de Cupissura e a conclusão da dragagem do Porto de Cabedelo.

Na condição de Senador da Paraíba, Veneziano lastimou a decisão, e lembrou que o Ministro Tarcísio Freitas havia se comprometido com o governador João Azevedo há cerca de três meses, em liberar os recursos para a desobstrução do acesso ao Porto de Cabedelo, e para a barragem de Cupissura, importantíssima obra que garantirá de vez segurança hídrica para a Grande João Pessoa.

Veneziano disse que ficou surpreso com o anúncio do Ministério da Infraestrutura de que não iria mais liberar os recursos para a execução das duas obras, que os paraibanos já contavam como certas, por força do compromisso firmado, verbalizado pelo Governo Federal e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro.

“Não quero crer que, depois dos episódios verificados, dos pronunciamentos ou das falas extremamente desnecessárias, inoportunas, infelizes e extremamente ofensivas a nós, na condição de nordestinos, a nós na condição de paraibanos, eu não quero, não vou fazer o juízo para dizer que já identifico essa atitude como sendo uma represália, uma retaliação ao Governo do Estado da Paraíba”, observou Veneziano.

Sem verbas para a Transposição – Em um pronunciamento, aparteado por vários parlamentares, Veneziano também cobrou a retomada das obras da transposição do Rio São Francisco, e lembrou que o Senado aprovou o Projeto de Lei do Congresso (PLN) 4/2019 (crédito suplementar para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente), sob o compromisso e o comprometimento do Governo de fazer alguns desbloqueios e liberar recursos para o Nordeste.

O parlamentar enfatizou que uma das exigências para a aprovação do projeto foi a transposição de águas do São Francisco. Ele lembrou que o Eixo Leste está paralisado pela força da ausência devido à negligência do Ministério da Infraestrutura.

Veneziano também lamentou a paralisação e demora na retomada das obras da transposição, lembrando que ela foi fundamental para evitar o colapso no abastecimento de cidades como Campina Grande, com mais de 400 mil habitantes, e que antes da chegada das águas do “Velho Chico” existia ameaça de falta total de água.

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher pula janela para fugir de agressões do companheiro em condomínio de João Pessoa

Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…

8 de dezembro de 2025

Após denúncias, PMJP promete intensificar fiscalização na Mata do Seixas, em João Pessoa

A secretária executiva de Segurança Urbana de João Pessoa, Capitã Rebeca, realizou uma inspeção na…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

Operação investiga organização que lucrava com abortos clandestinos em João Pessoa

A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…

8 de dezembro de 2025

Olho no Pix: Bradesco em CG é multado em R$ 50 mil após falha de segurança em transferências

O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…

8 de dezembro de 2025