Categorias: Política

Veneziano assina nesta terça desapropriação do prédio onde será instalado o Hospital da Criança

 O prefeito Veneziano Vital do Rêgo assina nesta terça-feira, 10, às 10h, a desapropriação do prédio da antiga Mater Dei, onde será instalado o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, que deve começar a funcionar no mês de março, com uma capacidade de 16 mil atendimentos por mês. A solenidade será realizada no próprio prédio e terá as presenças da secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, além de representantes dos proprietários do antigo hospital, que será adquirido com recursos da venda do terreno onde funcionou o DTOG (Departamento Transportes, Oficinas e Garagem).

A desapropriação é um procedimento pelo qual o poder público, tendo como fundamento a necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, adquire, através do pagamento de indenização, um bem móvel e imóvel, como é o caso do prédio onde será implantado o Hospital da Criança que, para a secretária Tatiana Medeiros, será a concretização de um antigo sonho da população, uma vez que atualmente, Campina Grande conta somente com um hospital municipal, que é o ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida).

O Hospital da Criança e do Adolescente, explica Tatiana Medeiros, será responsável pelo atendimento de casos clínicos eletivos e de urgência e posteriormente, será transformado em um hospital geral. De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, na primeira fase de implantação, o Hospital da Criança e do Adolescente disporá de 80 leitos, sendo 70 divididos por faixa etária, UTIs neonatal e infantil e 10 para observação.

Na segunda fase, o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente passa a realizar cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia, cirurgia vascular, ortopedia (pacientes não traumáticos), cirurgia de cabeça e pescoço, ginecologia e urologia.

Na terceira etapa de implantação do hospital, o estabelecimento vai oferecer internações reguladas pelos serviços de Atendimento Pré-Hospitalar, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com 30 leitos para internação, sendo 10 masculinos, 10 femininos e 10 de Terapia Intensiva.

 

Ascom

Últimas notícias

João Pessoa e Campina Grande ofertam quase 1400 vagas de emprego a partir de hoje…

18 de fevereiro de 2026

Polícia prende suspeito de matar namorada na cidade de Baía da Traição

Uma jovem de 23 anos morreu após ser supostamente empurrada da moto pelo namorado na…

18 de fevereiro de 2026

Candidatos ao governo do Estado participaram da missa de encerramento do CRESCER em Campina

O vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB) e o…

18 de fevereiro de 2026

Veneziano participa de evento católico em Campina Grande: “Um dia abençoado”

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta terça-feira de carnaval (17) do Crescer…

17 de fevereiro de 2026

Fábio Ramalho não descarta ocupar vice de Cícero Lucena e destaca força das oposições

O deputado estadual licenciado Fábio Ramalho voltou a destacar a possibilidade de ocupar vaga vice-governador,…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval 2026: Mocidade Alegre é campeã do Grupo Especial de São Paulo

A escola de samba Mocidade Alegre é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval…

17 de fevereiro de 2026