Categorias: Política

Veja quais são os candidatos barrados no país com base na Lei da Ficha Limpa

A Justiça Eleitoral barrou o registro de 98 candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa, segundo informações divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Esse número representa apenas 13% das ações de impugnação apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com base na mesma lei. O MPE mostra, em balanço publicado nesta terça-feira (18), que 749 registros contestados se referem a casos de inelegibilidade previstos na Lei da Ficha Limpa.

Um dos nomes que se destacam na relação de políticos considerados ficha-suja, com a candidatura barrada ou recorrendo contra o indeferimento, é o do ex-presidente Lula, que tentava concorrer à Presidência pelo PT. Em julgamento iniciado em 31 de agosto, o TSE rejeitou a candidatura do petista. Em seu lugar, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad assumiu a cabeça de chapa, tendo Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) também teve sua candidatura indeferida, mas entrou com recurso e aguarda decisão da Corte Eleitoral. Outros políticos que aparecem na lista de candidatos ficha-suja barrados são os deputados federais Roberto Góes (PDT-AP) e Macedo (PP-CE), e o deputado da “oração da propina” Júnior Brunelli (MDB-DF). MDB e Podemos têm o maior número de barrados pela Ficha Limpa

Os partidos com o maior número de candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral são o MDB e o Podemos, ambos com oito registros indeferidos, todos na disputa a cargos proporcionais (deputados federais, estaduais e distritais). Em seguida, aparecem o Patriota e o PSD, com sete candidaturas ficha-suja cada. Avante, PDT, PHS e PRTB tiveram cinco candidatos barrados, enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

O PT teve quatro registros não aceitos pela Justiça, entre eles o da candidatura de Lula à Presidência. Dois candidatos do PSDB também caíram na Ficha Limpa e tiveram seus registros indeferidos.

Região Norte é campeã em registros indeferidos com base na lei

Estados da região Norte encabeçam a lista de candidatos barrados na Ficha Limpa. São 29 registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. Em destaque aparecem Roraima, com 7 candidaturas rejeitadas, Acre, com 6, e Amazonas, com 5.

A região Sudeste é a segunda mais afetada, com 23 candidaturas indeferidas, sendo 19 apenas em São Paulo, o estado isolado com o maior número de candidatos ficha-suja.

O Sul foi a região com menos candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa, apenas sete: três no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina e um no Paraná. Alagoas, Bahia, Paraíba e Espírito Santo não tiveram candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. 

Leia clicando aqui a lista com as candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral:

 

Redação com Congresso em Foco

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Lucas diz que definição de vice em Cabedelo será discutida este mês e não descarta Camila Holanda

Em Cabedelo, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou que a escolha do nome…

2 de fevereiro de 2026

Professores contratados na Paraíba terão salário elevado ao piso nacional, anuncia João Azevêdo

Além do reajuste linear de 10% concedido aos servidores estaduais, o governador João Azevêdo anunciou…

2 de fevereiro de 2026

João anuncia reajuste linear de 10% para servidores e confirma retroativo de janeiro em fevereiro

O governador João Azevêdo anunciou, na tarde desta segunda-feira (02), um reajuste linear de 10%…

2 de fevereiro de 2026

Ruy Carneiro esclarece reunião com Domiciano Cabral e diz que tratou apenas de filiação ao Podemos

O deputado federal Ruy Carneiro usou as redes sociais nesta segunda-feira (2), para esclarecer especulações…

2 de fevereiro de 2026

Candidatos têm até esta segunda para confirmar interesse na lista de espera do Sisu

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm…

2 de fevereiro de 2026

Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira

Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta nesta segunda-feira (2) para inaugurar a…

2 de fevereiro de 2026