Categorias: Política

Covid: vacina chega em janeiro e profissionais de saúde serão os primeiros imunizados na PB

PUBLICIDADE

Dia 21 de janeiro é a data prevista pelo Governo da Paraíba para a chegada da vacina contra a Covid-19 no Estado. Os primeiros a serem imunizados, conforme o plano emergencial, serão os profissionais de saúde, depois os idosos a partir de 75 anos, idosos que vivam em instituições de longa permanência, indígenas e quilombolas.

O prognóstico foi dado pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista nesta quarta-feira (23). Apesar da previsão, Geraldo esclareceu que a data é uma estimativa do Ministério da Saúde e que ainda está sujeita a alterações.

“Existe um aceno divulgado pelo Ministério da Saúde e divulgado aos estados de que nós teremos no dia 21 de janeiro o recebimento dos primeiros lotes da vacina. O governo federal diz que receberá 15 milhões da vacina aztrazenica, e mais 10 milhões de lotes da Coronavac. Essa é uma notícia na véspera de Natal que trazemos para a população, que nos traz a esperança dessa tragédia sanitária que ocorreu no mundo”, ressaltou.

Por enquanto, o quantitativo de vacinas, nessa primeira leva, ainda não foi informado. Geraldo Medeiros ainda adiantou que o Ministério da Saúde sinaliza que assumirá seu papel e conduzirá a compra e distribuição das vacinas, assim como ocorre com todas as outras campanhas de vacinação.

O Governo da Paraíba também tem mantido  contato com o Instituto Butantan, com o qual o Estado assinou uma carta de intenções. Caso o Governo Federal não agilize a compra das vacinas, o Estado poderá adquiri-las diretamente do instituto.

O plano de vacinação seguirá em segunda fase priorizando os idosos de 60 a 74 anos, depois as pessoas com comorbidade e, em uma próxima fase, profissionais da segurança pública e professores. Esse planejamento também não é definitivo ainda, mas o Estado conta com um plano pronto, caso o do Ministério da Saúde não avance.

“Existe um plano de imunização em todo estado, não é nada diferente dos demais planos de vacinação que ocorrerão ao longo dos anos, o governador já acenou que porá à disposição os veículos e aeronaves para que em até 24h a vacina seja distribuída em todo território paraibano”, emendou.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024