Categorias: Política

Uma pausa para a reflexão

PUBLICIDADE

Existe um clima de guerra nos bastidores envolvendo a possibilidade, cada vez mais palpável, de haver uma aliança entre os tucanos do PSDB e os girassóis de Ricardo Coutinho. Há muita tensão, em alguns segmentos internos de ambos os lados, mas acho que seria interessante os “histéricos” se darem conta de uma realidade: não existe nada de anormal no processo.

Já sei: essa simples observação de naturalidade é capaz de atiçar os nervos de muita gente. Pois digo que até mesmo esse tipo de reação na base dos dois blocos é natural; a sensação, por parte de alguns militantes, de que estaria se cometendo um grande pecado nessa aliança possível também não é de se estranhar…

Normal demais, ora pois.

Afinal, existem muitos interesses em jogo. E, nesse caso, contabilize-se desde a preservação dos mais legítimos princípios partidários e compromissos ideológicos de uma parcela, como também os interessezinhos particulares, ao ver ameaçados ou visados, a depender de que lado for, contracheques gordos e espaços na estrutura administrativa, por parte de outros operadores do poder.

É uma grita que envolve tudo isso e muito mais. O fato é que, à essa altura, por conta do desgaste provocado pelos sucessivos embates nas urnas, existe uma série de melindres de ambos os lados; existem aqueles que se sentem eternamente feridos em sua honra; há os que consideram imperdoáveis determinadas atitudes em algum momento do passado; existem, até, lamentavelmente, aqueles que se alimentaram do intolerável joguinho da fofoca, do tal rame-rame, do disse-me-disse infrutífero e danoso, que terminam por fazer de uma natural disputa de poder em determinado ponto da federação uma guerra inconsequente de dimensões galáticas.

O elemento humano pesa muito nessas horas. É natural. Mas também é muito humana a capaciadade de se evoluir para outros patamares; de se renunciar a questiúnculas em nome de projetos maiores; de investir no novo sem medo de ser feliz, e não apenas rechaça-lo por não conhece-lo; de abrir a alma para novas possibilidades, embora se mantenha o espírito alerta pelo instinto de sobrevivência; de transformar possibilidades em desafios; de fazer da arte da convivência um exercício de crescimento; de estender a mão ao adversário de ontem, sem que para isso tenha-se que vender a alma, corromper os princípios, violentar-se no exercício da ética.

É tudo, afinal, uma questão de se entender dentro do processo. Aí, a opção é fincar resistência, por acreditar que este é o caminho inevitável para se manter no poder, ou contribuir para que se consolide o que bem diz a música dos talentosos irmãos Nonatos: “Tornar impossível o que é quase impossível, só será possível se você quiser”.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024