O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está próximo de julgar o processo de cassação do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). A intenção do relator do caso, ministro Félix Fischer, é levar o julgamento ao plenário nesta quinta-feira (28).
O vice-governador Leonel Pavan (PSDB) também corre risco de perder o mandato. Eles são acusados de abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação.
Caso ocorram as cassações de Luiz Henrique e de Pavan, caberá aos sete membros do Tribunal, presidido por Carlos Ayres Britto, determinar se o segundo colocado das eleições de 2006, Esperidião Amin (PP), assumirá o governo catarinense, ou se serão convocadas novas eleições. Amin esteve à frente do Estado entre 1983 e 1987.
Outros governadores respondem a processos de cassação de mandatos. A previsão é de que o TSE julgue o caso de Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins, ainda neste semestre.
Também estão na lista Ivo Cassol (sem partido), de Rondônia; Marcelo Deda (PT), de Sergipe; e José de Anchieta Júnior (PSDB), de Roraima.
O governador do Amapá, Waldez Goés (PDT) foi absolvido em 12 de maio. Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, e Jackson Lago (PDT), do Maranhão, perderam seus cargos.
Folha
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o…
Pesquisa do Procon-JP constata que a gasolina comum mantém o mesmo menor preço do último…
A expectativa dos aprovados no último concurso da Educação realizado pelo Governo da Paraíba deve…
O sistema rotativo de estacionamento em vias públicas de João Pessoa, Zona Azul, será implantado…
O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), avaliou com naturalidade o…
O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) reagiu nesta terça-feira (6), à fala feita ontem pelo…