A Paraíba o tempo todo  |

TSE analisará se votos de vereadora cassada são do partido

 O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, acolheu recurso especial apresentado pela vereadora cassada de Alcantil, Tatiane Mirella Almeida Rodrigues. Com a decisão monocrática, a deliberação da Corte Eleitoral que por unanimidade de votos, deu provimento ao recurso eleitoral para reconhecer a nulidade dos votos e cassar o seu diploma, deverá ser revista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme o acórdão contestado, a vereadora teve o diploma cassado por ser filha do prefeito reeleito, Milton Rodrigues, que não se afastou do cargo seis meses antes do pleito, o que é considerado causa de inelegibilidade prevista na Constituição Federal.

Com a decisão da Corte Eleitoral, houve a recontagem dos votos e aplicação de novo quociente eleitoral. Tatiane Mirella Almeida Rodrigues requer, agora, que o acórdão seja reformado no TSE, de modo a que seja reconsiderada a validade dos votos obtidos por ela, cuja votação não foi considerada para o cômputo do quociente eleitoral partidário, e que esses votos sejam computados em favor da sua legenda, PMDB.

Analisando apenas a admissibilidade do processo, sem entrar no mérito da questão, o presidente entendeu que a recorrente conseguiu demonstrar similitude fática através da análise devidamente cotejada, em face de outros entendimentos sobre a matéria exarados por outros regionais, desse modo restou evidenciada a divergência para os fins pretendidos.

“Com efeito, a interpretação dada pelo TRE-PB embora se coadune com um precedente já firmado por este pretório, inclusive dando ao novo dispositivo (art.16-A) aplicabilidade pragmática, todavia a questão está submetida ao crivo do Supremo Tribunal Federal (STF) através da ADI 4.542/DF, ainda pendente de apreciação”, relatou.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe