Categorias: Política

Troca troca de bancadas na ALPB vem desde 2010

PUBLICIDADE

Desde 2010, quando o governador Ricardo Coutinho (PSB) foi eleito pela primeira vez, a grande maioria dos parlamentares já mudou de bancada, posição quanto ao governo e até de partido. Esta semana mais um caso chamou a atenção na Casa. Jutay Meneses (PRB) pediu licença para assumir uma Secretaria da Prefeitura de João Pessoa.

O cargo será ocupado nos próximos dias pelo suplente Emano Santos (PTN). Acontece que na sua passagem anterior pelo cargo de deputado, onde passou um ano, Emano Santos era da base de sustentação do governo de Ricardo Coutinho. Agora retorna à Casa após uma articulação do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), o que o transforma em oposição.

Outro caso recente é o do suplente Aníbal Marcolino (PSD) que voltou à casa na bancada governista. Na legislatura passada, como titular, fez um trabalho intenso de oposição a Ricardo Coutinho.

 

“Ninguém é dono da verdade. Tanto que o próprio Luciano Cartaxo, que hoje é oposição, estava recentemente aliado a Ricardo e de braços dados na campanha passada. Cássio Cunha Lima que é oposição ferrenha fez parte da chapa com Ricardo. O próprio José Maranhão já foi da chapa de Ricardo, o apoiou na eleição passada, e agora tem outra posição. Mas, já está novamente conversando com o governador para ser o candidato apoiado pelo partido dele”, explicou.

Anísio Maia (PT) foi membro da bancada de oposição durante a legislatura passada. Na atual, está compondo a bancada de situação. Mesmo assim, ele rebateu que a troca tenha ocorrido por interesse pessoal e ressaltou que todas as decisões tomadas por ele acompanham as articulações da sua legenda.

A maioria dos deputados da Assembleia já esteve dos dois lados. O presidente Gervásio Maia (PSB), por exemplo, fez oposição ao governador na legislatura passada. Após o seu antigo partido, o PMDB, se aliar a Ricardo, Gervásio não só aderiu a aliança, mas chegou inclusive a mudar de legenda e se filiar ao PSB, comandado pelo chefe do Executivo.

Atualmente, o presidente é um dos parlamentares mais próximos do governador, sobretudo pela história de retidão que sempre trouxe consigo.

O mesmo aconteceu com o líder da bancada governista, Hervázio Bezerra (PSB) – que já foi oposicionista ferrenho e hoje lidera as ações do governo no parlamento. Ricardo Barbosa (PSB), Trócolli Junior (Pros) e Raoni Mendes são outros exemplos.

Redação

Últimas notícias

Campanha da Fraternidade da CNBB foca no direito à moradia digna

Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…

18 de fevereiro de 2026

Coren-PB emite nota após renúncia da presidente e garante apurações com imparcialidade

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…

18 de fevereiro de 2026

Veneziano garante recursos para cumprir cronograma de duplicação da BR 230 em CG

O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…

18 de fevereiro de 2026

Jackson Macedo critica movimento conservador após repercussão negativa em desfile que prestava homenagem a Lula

O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…

18 de fevereiro de 2026

“De Volta Para Minha Terra”: ALPB vai apreciar PL que enviará pessoa em situação de rua na PB para seu estado de origem

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…

18 de fevereiro de 2026

Governo Federal lança Portal de Educação Empreendedora com cursos gratuitos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…

18 de fevereiro de 2026