Por pbagora.com.br

Começaram a sair os resultados das eleições extras convocadas em sete municípios, de quatro estados brasileiros, neste domingo (1º).

 

Cerca de 76,5 mil eleitores estavam aptos a voltar às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito para o período entre 2009 e 2012.

 

As sete cidades passaram por novas eleições porque, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesses locais os registros de candidatura dos eleitos em outubro do ano passado foram negados em definitivo.

Rio Grande do Norte

A cidade de Patu, no Rio Grande do Norte, foi a primeira a totalizar os votos, às 17h36. Segundo o TRE do estado, a candidata Evilásia Gildênia de Oliveira, da coligação Justiça e Paz (PSB-PV-PT-DEM e PR), teve 52,14% dos votos válidos (3.526).

 

Evilásia é esposa de Ednardo Moura, que teve o registro cassado pelo TSE depois de vencer a eleição de 5 de outubro. O segundo colocado na eleição foi Alexandrino Suassuna Barreto Filho (PMDB), que recebeu 3.236 votos, ou 47,86% dos válidos.

 

Maranhão

Quatro cidades maranhenses – Amarante do Maranhão, Bacabeira, Centro Novo do Maranhão e Vila Nova dos Martírios – foram às urnas neste domingo.

 

Bacabeira foi a primeira a divulgar o resultado. O candidato José Venâncio Corrêa Filho (DEM) foi eleito com 6.533 votos (ou 83,91% dos válidos). A candidata Olga Maria Pereira Calvet (PV) teve 1.253 votos, ou 16,09% dos válidos. O resultado saiu às 18h.

 

Em Vila Nova dos Martírios, Wellington de Sousa Pinto (PR) foi declarado vencedor da eleição pelo TRE do estado com 2.415 votos, ou 50,12% dos válidos. Ele teve 12 votos de vantagem sobre Edival Batista da Cruz (PSDB), que recebeu 2.403 votos, ou 49,88% dos válidos. O resultado saiu às 19h43.

 

Roraima

A totalização dos votos Amajari (RR) será feita em Boa Vista, segundo a assessoria de imprensa do TRE-RR. O resultado deve ser conhecido na noite deste domingo.

 

Santa Catarina

Em Braço do Norte (SC), Evanisio Uliano (PP) foi eleito com 9.178 votos, ou 51,71% dos válidos, contra 8.572 votos, ou 48,29% dos válidos, de sua adversária, Zalene Niehues Matos (PMDB).

 

Regras

Nas sete cidades, os eleitos em outubro registraram mais de 50% dos votos válidos. No entendimento do TSE, nas cidades com menos de 200 mil habitantes, faz-se necessário a realização de uma nova eleição quando o candidato vencedor tem o registro cassado.

Para votar, o eleitor deve levar título eleitoral ou documento de identificação com foto.

Outras cidades

Segundo o TSE, desde outubro, dez cidades realizaram novas eleições referentes ao pleito de 2008. Além disso, outros 14 municípios terão novas eleições até o começo de abril, entre eles a cidade de Londrina (PR), no dia 29 de março, e Santarém (PA), em 4 de abril.

 

g1

Notícias relacionadas

Paraibano é o relator de comissão para investigar relatório falso sobre mortes pela Covid

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, instituiu uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), composta por auditores federais de controle externo, para apurar, no prazo…

Doria cita Ruy como opção para Governo, mas tucano mantém foco na pandemia

O governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan na noite de ontem, segunda-feira (14) elencou qualidades e defendeu, publicamente,…